A CONSTRUÇÃO COLETIVA DO ESPAÇO ESCOLAR: PRÁTICA DE LABORATÓRIO COM PARTICIPANTES DO PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO

Autores/as

  • Adriane Dall' Acqua de Oliveira SEED PR
  • India Mara Aparecida Dalavia de Souza Holleben
  • Luiz Alberto Pilatti UTFPR
  • Lia Maris Orth Ritter Antiqueira Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Ponta Grossa. Departamento Acadêmico de Ensino https://orcid.org/0000-0001-8453-0751

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.59209

Palabras clave:

Capacitação. Coletividade. Formação Profissional. Inclusão Escolar. Residência Pedagógica.

Resumen

Relata-se aqui uma atividade promovida com 24 Agentes Educacionais I - participantes do Curso Infraestrutura Escolar, do Programa ProFuncionário, responsáveis pelos setores de alimentação, limpeza e manutenção. A atividade fez parte do Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público. Foi realizada em parceria com bolsistas do programa Residência Pedagógica CAPES a fim de fortalecer a parceria Universidade-Escola e sensibilizar os participantes para a importância da coletividade na construção, manutenção e uso do espaço escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lia Maris Orth Ritter Antiqueira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Ponta Grossa. Departamento Acadêmico de Ensino

Bióloga. Doutora em Ciênias. Docente do Departamento Acadêmico de Ensino

Publicado

2023-06-26

Cómo citar

OLIVEIRA, Adriane Dall’ Acqua de; HOLLEBEN, India Mara Aparecida Dalavia de Souza; PILATTI, Luiz Alberto; ANTIQUEIRA, Lia Maris Orth Ritter. A CONSTRUÇÃO COLETIVA DO ESPAÇO ESCOLAR: PRÁTICA DE LABORATÓRIO COM PARTICIPANTES DO PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 12, n. 29, p. e-59209, 2023. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2023.59209. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/59209. Acesso em: 30 sep. 2025.

Número

Sección

RELATOS DE EXPERIÊNCIA