POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO: PERSPECTIVAS DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES EM CONTEXTO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.58873Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular. Currículo. Formação de professor. Políticas educacionais.Resumo
Este artigo tem o objetivo de discutir sobre as políticas educacionais no que tange à formação de professores para educação básica no Brasil, no espaço temporal de cinco anos (2015-2020). A abordagem metodológica adotada é de pesquisa documental, buscando problematizar o aporte teórico-metodológico que sustentam as políticas no campo da educação, observando o impacto dessas na docência, no currículo e no desenvolvimento profissional de professores. O percurso desenvolvido na investigação foi traçado a partir do pressuposto da pesquisa qualitativa/ documental, a qual possibilitou discutir três eixos: os aspectos conceituais sobre currículo, a nova Base Nacional Comum Curricular, a Resolução (CNE/ CP 02/ 2019) e as políticas educacionais. A formação de professores no Brasil é parte de uma realidade concreta que perpassa pelas políticas educacionais, cujos impactos reverberam no currículo, nos cursos e programas específicos de formação. É atual e relevante discutir sobre as políticas educacionais no que tange à formação de professores para educação básica no Brasil, em que a análise documental demonstra a importância de uma formação docente comprometida com uma educação de qualidade. Isso implica adoção de um currículo crítico na formação inicial para que o professor possa fazer uma leitura transformadora das questões ideológicas e as influências dos movimentos neoliberal e do neoconservador nas políticas públicas educacionais no Brasil.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.