QUEM QUER SER PESQUISADOR? AÇÕES DE EXTENSÃO PARA A DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA E DOS CIENTISTAS BRASILEIROS NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.58300Palavras-chave:
divulgação científica, juventudes, cientistas, educação em ciências, Vygotsky.Resumo
Esse trabalho tem por objetivo apresentar subsídios para a realização de ações de extensão universitária com vistas à divulgação científica de biografias de cientistas brasileiros e da ciência produzida no País, em escolas de educação básica, mediante a importância de inspirar as crianças e os jovens a se identificarem positivamente com a cultura científica. Para tanto, apresenta revisão narrativa focada em projetos de extensão no âmbito da educação em ciências, com o objetivo de contribuir para essa discussão introduzindo elementos teórico-metodológicos da teoria histórico-cultural de Vygotsky. Ao final, são elencados alguns recursos e atividades que podem ilustrar ações de popularização de biografias de cientistas nativos, que produziram investigações de alto impacto no País e alhures, observando-se equilíbrio de gênero e raça, para que seus feitos científicos sejam humanizados por sua história de vida, e, assim, possam permear o imaginário dos jovens, produzindo efeito modelar.
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