QUEM QUER SER PESQUISADOR? AÇÕES DE EXTENSÃO PARA A DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA E DOS CIENTISTAS BRASILEIROS NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.58300

Palavras-chave:

divulgação científica, juventudes, cientistas, educação em ciências, Vygotsky.

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo apresentar subsídios para a realização de ações de extensão universitária com vistas à divulgação científica de biografias de cientistas brasileiros e da ciência produzida no País, em escolas de educação básica, mediante a importância de inspirar as crianças e os jovens a se identificarem positivamente com a cultura científica. Para tanto, apresenta revisão narrativa focada em projetos de extensão no âmbito da educação em ciências, com o objetivo de contribuir para essa discussão introduzindo elementos teórico-metodológicos da teoria histórico-cultural de Vygotsky.  Ao final, são elencados alguns recursos e atividades que podem ilustrar ações de popularização de biografias de cientistas nativos, que produziram investigações de alto impacto no País e alhures, observando-se equilíbrio de gênero e raça, para que seus feitos científicos sejam humanizados por sua história de vida, e, assim, possam permear o imaginário dos jovens, produzindo efeito modelar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirley de Lima Ferreira Arantes, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pelo Programa EICOS (Instituto de Psicologia/ UFRJ). Professora Adjunta de Psicologia da Educação na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Unidade Ibirité).

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

ARANTES, Shirley de Lima Ferreira. QUEM QUER SER PESQUISADOR? AÇÕES DE EXTENSÃO PARA A DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA E DOS CIENTISTAS BRASILEIROS NA ESCOLA. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 28, p. 23–38, 2022. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2022.58300. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/58300. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS