ENSAIO EPISTEMOLÓGICO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.58188Palavras-chave:
Aprendizagem baseada em problemas, Ensino superior, Educação médica, Fisioterapia.Resumo
A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) tem como princípio colocar o estudante diante de situações que o faz despertar a curiosidade em buscar novos conceitos e informações que se tornam relevantes no aprendizado, favorecendo a autonomia, capacidade de aprender a aprender, aprender a fazer e o aprender a fazer. Tal método tem sido amplamente utilizado nas graduações da área da saúde, como ferramenta de ensino que se acredita capaz de promover a formação de profissionais críticos, reflexivos e humanistas, alinhados com a mudança de paradigma de atenção da saúde, uma vez que a compreensão da Saúde como um direito e um processo de “afirmação da vida” – requer profissionais com um compromisso ético efetivo com os usuários e um modelo de atenção que seja centrado no usuário e nas suas necessidades, por conseguinte, torna-se imperativo que ocorram transformações dos processos de ensino. Diante disso, é relevante nos indagarmos se a mudança paradigmática na saúde está alinhada com as transformações no paradigma da ciência, e em face disto, o presente artigo tem como motivação as seguintes reflexões: o ensino em saúde deixou de ser baseado na perspectiva cartesiana e positivista da ciência? As metodologias ativas de aprendizagem dão conta de prover uma transformação no ensino em saúde? Especificamente, a ABP configura-se como uma estratégia de ensino que favorece uma visão holística da saúde do sujeito? Na tentativa de obter estas respostas, faremos um passeio pela epistemologia, perpassando pela racionalidade clássica e moderna. A partir da presente pesquisa, observamos que apesar das mudanças nas estratégias de ensino-aprendizagem que valorizam o sujeito aluno na construção autônoma do conhecimento, a ABP parece não ser suficiente para modificar o foco do aprendizado, eminentemente científico e até burocrático, e portanto não deixou de ser baseado na perspectiva cartesiana e positivista da ciência, e talvez por isso não dê conta de prover uma transformação no ensino em saúde no sentido da atenção integral e na visão holística da saúde do sujeito, rompendo verdadeiramente do paradigma da saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.