REPENSANDO OS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO: A ARTE-EDUCAÇÃO E A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO MORRO DA PIEDADE

Autores

  • Vanessa Darmani
  • Wyller Villaças
  • Mariana Luz Patez Instituto Federal do Espírito Santo
  • Leonardo Bis dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.58042

Palavras-chave:

Arte-educação, Educação não formal, Morro da Piedade

Resumo

Existem muitas maneiras de conceber a educação. A educação formal desempenhada pela escola, devido ao processo de construção histórica no qual está inserida, é comumente reconhecida e legitimada como a mais importante a desempenhar este papel. Este artigo intenciona promover uma reflexão a partir da educação não formal provida através da arte-educação no Morro da Piedade em Vitória-ES. O texto divide-se em duas partes. A primeira, apresenta o desenvolvimento do processo de construção do que convencionamos chamar “educação” e discute o potencial educativo da educação não formal e a relevância na complementação da educação formal, a partir da discussão realizada por Maria da Gloria Gohn. A segunda parte, relata as ações de intervenção artísticas e educativas realizadas por arte-educadores no território da Piedade.

Biografia do Autor

Vanessa Darmani

Artista, pesquisadora e educadora, mestranda em Ensino de Humanidades (PPGEH-IFES), Instituto Federal do Espírito Santo

Wyller Villaças

Artista, pesquisador e educador, mestrando em Ensino de Humanidades (PPGEH-IFES), Instituto Federal do Espírito Santo

Mariana Luz Patez, Instituto Federal do Espírito Santo

Cientista social e professora da educação básica, mestranda em Ensino de Humanidades (PPGEH-IFES), Instituto Federal do Espírito Santo

Leonardo Bis dos Santos

Sociólogo e Doutor em História, Professor e Coordenador do Mestrado em Ensino de Humanidades (PPGEH-IFES), Instituto Federal do Espírito Santo

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Publicado

2022-10-06

Como Citar

Darmani, V., Villaças, W., Patez, M. L., & Santos, L. B. dos. (2022). REPENSANDO OS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO: A ARTE-EDUCAÇÃO E A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO MORRO DA PIEDADE. E-Mosaicos, 11(27), 5–20. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.58042

Edição

Seção

ARTIGOS