REPENSANDO OS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO: A ARTE-EDUCAÇÃO E A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO MORRO DA PIEDADE

Autores

  • Vanessa Darmani
  • Wyller Villaças
  • Mariana Luz Patez Instituto Federal do Espírito Santo
  • Leonardo Bis dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.58042

Palavras-chave:

Arte-educação, Educação não formal, Morro da Piedade

Resumo

Existem muitas maneiras de conceber a educação. A educação formal desempenhada pela escola, devido ao processo de construção histórica no qual está inserida, é comumente reconhecida e legitimada como a mais importante a desempenhar este papel. Este artigo intenciona promover uma reflexão a partir da educação não formal provida através da arte-educação no Morro da Piedade em Vitória-ES. O texto divide-se em duas partes. A primeira, apresenta o desenvolvimento do processo de construção do que convencionamos chamar “educação” e discute o potencial educativo da educação não formal e a relevância na complementação da educação formal, a partir da discussão realizada por Maria da Gloria Gohn. A segunda parte, relata as ações de intervenção artísticas e educativas realizadas por arte-educadores no território da Piedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Darmani

Artista, pesquisadora e educadora, mestranda em Ensino de Humanidades (PPGEH-IFES), Instituto Federal do Espírito Santo

Wyller Villaças

Artista, pesquisador e educador, mestrando em Ensino de Humanidades (PPGEH-IFES), Instituto Federal do Espírito Santo

Mariana Luz Patez, Instituto Federal do Espírito Santo

Cientista social e professora da educação básica, mestranda em Ensino de Humanidades (PPGEH-IFES), Instituto Federal do Espírito Santo

Leonardo Bis dos Santos

Sociólogo e Doutor em História, Professor e Coordenador do Mestrado em Ensino de Humanidades (PPGEH-IFES), Instituto Federal do Espírito Santo

Downloads

Publicado

2022-10-06

Como Citar

DARMANI, Vanessa; VILLAÇAS, Wyller; PATEZ, Mariana Luz; SANTOS, Leonardo Bis dos. REPENSANDO OS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO: A ARTE-EDUCAÇÃO E A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO MORRO DA PIEDADE. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 27, p. 5–20, 2022. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2022.58042. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/58042. Acesso em: 16 mar. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS