COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E (SEMI) FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.57599Palavras-chave:
Semiformação (Halbbildung), Competências Socioemocionais, EducaçãoResumo
A temática deste ensaio é Competências Socioemocionais e educação escolar. É resultado de elaborações teórico-metodológicas desenvolvidas junto à disciplina de Currículo e Escola por mim ministrada nos cursos de formação de professores. Tem-se por objetivo geral investigar o alinhamento das Competências Socioemocionais aos imperativos empresariais. Optou-se por produzir uma intervenção crítica acerca desse tema revelando os argumentos que levaram ao surgimento do debate sobre a necessidade de se investir em uma formação escolar pautada pelas competências socioemocionais. Este estudo é documental e é apresentado em duas partes. Na primeira, analisou-se criticamente alguns documentos produzidos pelo Instituto Ayrton Senna (IAS) e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), ambos produzidos em 2015, sobre o tema Competências Socioemocionais na Educação, e que orientaram as produções teóricas posteriores. Na segunda, evidenciou-se o quanto o debate sobre Competências Socioemocionais opera na formação de indivíduos ajustados aos imperativos semiformativos. A partir de uma leitura adorniana, a análise permitiu concluir que os documentos produzidos sobre Competências Socioemocionais priorizam a (semi) formação precarizada e impossibilitada de resistências.
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