COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E (SEMI) FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.57599

Keywords:

Semiformação (Halbbildung), Competências Socioemocionais, Educação

Abstract

A temática deste ensaio é Competências Socioemocionais e educação escolar. É resultado de elaborações teórico-metodológicas desenvolvidas junto à disciplina de Currículo e Escola por mim ministrada nos cursos de formação de professores. Tem-se por objetivo geral investigar o alinhamento das Competências Socioemocionais aos imperativos empresariais. Optou-se por produzir uma intervenção crítica acerca desse tema revelando os argumentos que levaram ao surgimento do debate sobre a necessidade de se investir em uma formação escolar pautada pelas competências socioemocionais. Este estudo é documental e é apresentado em duas partes. Na primeira, analisou-se criticamente alguns documentos produzidos pelo Instituto Ayrton Senna (IAS) e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), ambos produzidos em 2015, sobre o tema Competências Socioemocionais na Educação, e que orientaram as produções teóricas posteriores. Na segunda, evidenciou-se o quanto o debate sobre Competências Socioemocionais opera na formação de indivíduos ajustados aos imperativos semiformativos. A partir de uma leitura adorniana, a análise permitiu concluir que os documentos produzidos sobre Competências Socioemocionais priorizam a (semi) formação precarizada e impossibilitada de resistências.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ademir Henrique Manfré, Universidade do Oeste Paulista

Sou professor da Universidade do Oeste Paulista. Atuo nos cursos de graduação (presencial e EAD) e cursos técnicos ministrando as seguintes disciplinas: Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Currículo e Escola, Filosofia l e ll, Psicologia Ambiental, Psicopedagogia e Educação. Além disso, como atividades científicas, sou membro do Guia Estudantil, trabalho como avaliador de algumas revistas científicas. Oriento projetos de pesquisa de iniciação científica nas seguintes temáticas: Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Transtornos do Desenvolvimento, Formação Docente, Afetividade Docente, Sexualidade e escola, metodologias de ensino, mal-estar docente.

Published

2022-12-31

How to Cite

MANFRÉ, Ademir Henrique. COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E (SEMI) FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 28, p. 56–75, 2022. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2022.57599. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/57599. Acesso em: 3 dec. 2025.