A LITERATURA DE CORDEL: PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA

Autores

  • Rodrigo Corrêa Martins Machado Universidade Federal de Ouro Preto https://orcid.org/0000-0001-7269-1996
  • Bruna Araújo Cunha Instituto Federal da Paraíba
  • Edilânia de Lima Gonçalves Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.57596

Resumo

o presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir atividades desenvolvidas em um projeto de extensão cujo intuito era promover o contato dos alunos com a leitura literária através do cordel. O projeto foi desenvolvido em quatro encontros, nos quais foi não só explorado o gênero cordel e elementos que o compõe, mas também os alunos foram estimulados a produzir seu próprio cordel. Ao fim das atividades, acreditamos que os estudantes foram estimulados a desenvolverem suas habilidades de leitura literária e a perceberem que a literatura não é distante deles, ela presente está em nosso dia-a-dia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Corrêa Martins Machado, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor Adjunto do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto. Graduado em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestre em Letras por essa mesma instituição, doutor em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui pós-dourorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os seus interesses de pesquisa se focalizam no ensino de Literatura; formação de professores de literatura; letramento literário, multiletramentos e novos letramentos; literaturas de língua portuguesa, literatura LGBTQIA+

Bruna Araújo Cunha, Instituto Federal da Paraíba

Doutora em Teoria Literária Pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professora de Língua Portuguesa e literatura no Instituto Federal da Paraíba - IFPB.

Edilânia de Lima Gonçalves, Universidade Federal Fluminense

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense – UFF

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

MACHADO, Rodrigo Corrêa Martins; CUNHA, Bruna Araújo; GONÇALVES, Edilânia de Lima. A LITERATURA DE CORDEL: PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 28, p. 183–197, 2022. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2022.57596. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/57596. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS