AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM UMA CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS, BRASIL: PROJETO “O SABOR DAS CORES”
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.57133Palavras-chave:
Educação Alimentar e Nutricional, Alimentação Escolar, Educação em Saúde.Resumo
As ações de Educação Alimentar e Nutricional, pautadas no conceito e nos princípios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), devem ser planejadas em articulação com a direção e coordenação pedagógica das escolas, sendo esta instituição, um espaço de grande influência na vida das crianças, e ainda, ideal para que as ações sejam abordadas de forma transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional. O objetivo deste trabalho é relatar, de forma subjetiva, as ações do Projeto de Educação Alimentar e Nutricional “O Sabor das Cores”, desenvolvido, desde 2010, no município de Andradas-MG. As ações são desenvolvidas há 11 anos, com o propósito de oportunizar aos alunos momentos de reflexão crítica e vivências que contribuam para a formação de hábitos alimentares saudáveis, reflexões sobre a preservação do meio ambiente, sustentabilidade e transformação social. Anualmente, a Equipe da Secretaria de Educação faz a escolha de um tema atual, reunindo-se, posteriormente, com as coordenadoras e supervisoras das escolas municipais para apresentação do tema, discussão e elaboração de estratégias de trabalho. Assim, diante do excelentes resultados obtidos anualmente, concluímos que as atividades vêm satisfazer a necessidade de reflexão crítica através de temas que priorizam discussões sobre atualidades que venham beneficiar as crianças para a adoção de um estilo de vida mais saudável e sustentável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.