A EXPERIÊNCIA DO PROJETO EDUPAZ PARA AS DISCUSSÕES DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.57065

Palavras-chave:

Extensão universitária, Curricularização, Projeto EDUPAZ

Resumo

O presente artigo busca discutir a curricularização da extensão a partir de um projeto de extensão denominado A linguagem da não-violência: uma possibilidade para a construção da cultura da paz – EDUPAZ. O projeto é um de vários implementados por uma universidade comunitária –XXXXX. O Plano Nacional de Educação (2014-2024) indica a necessidade de curricularizar a extensão nos cursos de graduação, o que é regulamentado pela Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018. A curricularização da extensão deve ser feita até dezembro de 2021, o que tem mobilizado as instituições para a elaboração de diretrizes para cumprir com a legislação. Os dados que fundamentaram esta discussão, foram obtidos de relatórios e trabalhos desenvolvidos pelos extensionistas do EDUPAZ de 2016 a 2020. Os resultados indicam que as atividades desenvolvidas foram relevantes tanto para os acadêmicos como para a comunidade que participou, o que aponta a necessidade de incorporar as iniciativas de projetos e programas já existentes nas instituições no modelo de curricularização da extensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marly Krüger de Pesce, Universidade da Região de Joinville

Doutorado em Educação- Psicologia da Educação pela PUC/SP. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e do curso de graduação de Letras da Universidade da Região de Joinville - Univille. Participa dos Grupo de Pesquisa GECDOTE e do Observatório de Ensino Médio em Santa Catarina. Investiga temas sobre práticas educativas e tecnologias digitais. Coordena o projeto de extensão- EDUPAZ.

Dalva Marques, Universidade da região de Joinville

Mestre em  Genética pela UFPR. Professora do cursos de Ciencias Biológicas e Biologia Marinha da Universidade da Região de Joinville. Atua no Centro de Inovação pedagógica e é coordenadora do projeto de extensão EDUPAZ 

João Pedro Alves Scremin, Universidade da Região de Joinville

Graduando do curso de Letras- licenciatura em Português e Inglês da niversidade da Região de Joinville. Bolsista do projeto de extensão EDUPAZ.

Downloads

Publicado

2022-10-06

Como Citar

PESCE, Marly Krüger de; MARQUES, Dalva; SCREMIN, João Pedro Alves. A EXPERIÊNCIA DO PROJETO EDUPAZ PARA AS DISCUSSÕES DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 27, p. 131–144, 2022. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2022.57065. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/57065. Acesso em: 16 mar. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS