ENSINO DE BIOLOGIA EM COLEÇÕES CIENTÍFICAS: CONCEITOS E MÉTODOS BASEADOS NA EXPERIÊNCIA EM HERBÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.56114Palavras-chave:
Espaços não formais, ensino de ciências, conceitos biológicos, biodiversidade, metodologias de ensino.Resumo
Coleções científicas biológicas são espaços comumente inseridos em instituições de pesquisa e atuam suporte as pesquisas científicas voltadas à biodiversidade. Apesar da riqueza de amostras biológicas presentes nestes espaços, o potencial de ensino de biologia é pouco explorado, tanto pelas limitações técnicas e infraestruturais, quanto pela deficiência de temáticas que possam ser trabalhadas com o uso dos recursos presentes nestes espaços. Atividades educativas envolvendo amostras biológicas são geralmente reservadas aos museus de história natural, porém, estes espaços são limitados no território brasileiro. Baseado nas experiências extensionistas do Herbário Norte Mineiro (MCCA), este trabalho visa apresentar conceitos biológicos que podem ser trabalhados em coleções científicas, como os herbários, além de sugerir metodologias para a inserção destas atividades de ensino e extensão na realidade das coleções científicas brasileiras.
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