ALQUIMIA E ENSINO: REFLEXÕES DE TRABALHOS QUE UTILIZARAM A ALQUIMIA EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.55424Palavras-chave:
História da Química. Alquimia. Teses e DissertaçõesResumo
A alquimia constitui-se um tema pouco explorado pelos docentes em sala de aula e que desperta a curiosidade dos alunos. Um dos aspectos que dificulta sua explanação é a falta de material didático especializado, pois o livro didático e/ou paradidático, quando traz alguma informação sobre o assunto, o faz de maneira superficial, contribuindo para a construção de visões distorcidas acerca da Alquimia e da natureza do conhecimento científico. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo compreender como as teses e dissertações disponíveis online na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), vem publicando trabalhos relacionados a Alquimia e sua relação com a sala de aula. O que indica a necessidade de desenvolver pesquisas que abordem a Alquimia atrelada à aspectos históricos e filosóficos da Ciência para que em sala de aula o educando possa ter uma visão mais humanizada de ciência, rompendo com as visões positivistas de ciência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.