ALQUIMIA E ENSINO: REFLEXÕES DE TRABALHOS QUE UTILIZARAM A ALQUIMIA EM SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.55424

Palavras-chave:

História da Química. Alquimia. Teses e Dissertações

Resumo

A alquimia constitui-se um tema pouco explorado pelos docentes em sala de aula e que desperta a curiosidade dos alunos. Um dos aspectos que dificulta sua explanação é a falta de material didático especializado, pois o livro didático e/ou paradidático, quando traz alguma informação sobre o assunto, o faz de maneira superficial, contribuindo para a construção de visões distorcidas acerca da Alquimia e da natureza do conhecimento científico. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo compreender como as teses e dissertações disponíveis online na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), vem publicando trabalhos relacionados a Alquimia e sua relação com a sala de aula. O que indica a necessidade de desenvolver pesquisas que abordem a Alquimia atrelada à aspectos históricos e filosóficos da Ciência para que em sala de aula o educando possa ter uma visão mais humanizada de ciência, rompendo com as visões positivistas de ciência.

 

Biografia do Autor

Washington Lombarde, Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil.

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Maringá, UEM, Maringá, Brasil (2020), especialista em Educação Ambiental pela Faculdade Unina (2019), cursando especialização em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Unina (2020), graduação em Química (Licenciatura) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Apucarana, Brasil (2015). Atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Formação Inicial e Continuada de Professores e História e Filosofia da Ciência.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Lombarde, W. (2023). ALQUIMIA E ENSINO: REFLEXÕES DE TRABALHOS QUE UTILIZARAM A ALQUIMIA EM SALA DE AULA. E-Mosaicos, 12(30), e-55424. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.55424

Edição

Seção

ARTIGOS