O PERFIL E A EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Willer Soares Maffei Universidade Estadual Paulista “Julio de Mequita Filho” (UNESP/Bauru) SÃO PAULO STATE UNIVERSITY http://orcid.org/0000-0002-4684-6824
  • Gleyce Soares Dos Reis Universidade Estadual Paulista “Julio de Mequita Filho” (UNESP/Bauru).
  • Carlos Eduardo Lopes Verardi Universidade Estadual Paulista “Julio de Mequita Filho” (UNESP/Bauru) SÃO PAULO STATE UNIVERSITY http://orcid.org/0000-0002-3939-0267

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.53894

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino Médio, Evasão nas aulas.

Resumo

Tem como objetivo compreender o perfil e o nível de participação dos alunos do 3° ano do Ensino Médio nas aulas de Educação Física.  Participaram do estudo 517 alunos de oito escolas públicas estaduais de um município do interior paulista. Para coleta de informações foi aplicado questionário com questões abertas e fechadas. Os resultados foram analisados por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo e indicam atividades livres como núcleo central das aulas e experiências com o saber fazer e o saber sobre esse fazer, esses com menor destaque. Motivações pessoais e pedagógicas foram apontadas como causas para a evasão. Considera-se como urgente, perceber que, em momentos de crise e mudança, a educação física só se justificará na escola se tratar efetivamente de um saber específico que não pode ser menosprezado ou descaracterizado, de outra forma, corre o risco de ser excluída desse nível de ensino, conforme projeto em curso.

Biografia do Autor

Willer Soares Maffei, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mequita Filho” (UNESP/Bauru) SÃO PAULO STATE UNIVERSITY

Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação Física / Faculdade de Ciências / Universidade Estadual Paulista “Julio de Mequita Filho” (UNESP/Bauru) / Credenciado no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF). Bauru, SP, Brasil. E-mail: willer.maffei@fc.unesp.br

Gleyce Soares Dos Reis, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mequita Filho” (UNESP/Bauru).

Graduanda Universidade Estadual Paulista “Julio de Mequita Filho” (UNESP/Bauru). Bauru, SP, Brasil. E-mail: glayce_go@hotmail.com

Carlos Eduardo Lopes Verardi, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mequita Filho” (UNESP/Bauru) SÃO PAULO STATE UNIVERSITY

Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação Física / Faculdade de Ciências / Universidade Estadual Paulista “Julio de Mequita Filho” (UNESP/Bauru) / Credenciado no Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista - UNESP/Bauru. Bauru, SP, Brasil. E-mail: carlos.verardi@fc.unesp.br

Downloads

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Maffei, W. S., Dos Reis, G. S., & Verardi, C. E. L. (2021). O PERFIL E A EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. E-Mosaicos, 10(25), 22 – 41. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.53894

Edição

Seção

ARTIGOS