FORMAÇÃO DOCENTE PARA A APRENDIZAGEM DO SISTEMA DE LEITURA E ESCRITA BRAILLE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.53839

Palavras-chave:

Extensão, Formação Docente, Discentes Cegos, Educação Inclusiva, Sistema Braille.

Resumo

Este artigo objetiva compartilhar uma experiência de extensão universitária ofertada pelo Laboratório Pensar, Pedagogia Interdisciplinar, da Universidade Estadual de Goiás – UEG/UnU Inhumas, intitulada “Formação docente para a aprendizagem do Sistema de leitura e escrita Braille”. Essa ação foi desenvolvida no primeiro semestre de 2019 para 30 (trinta) participantes, entre acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Letras, professores e pessoas da comunidade do município de Inhumas – Goiás, tendo em vista a difusão do Sistema Braille. Os resultados provenientes da referida oferta foram essenciais na formação específica do público mencionado ao oferecer-lhes subsídios teóricos e práticos para uma relação coerente, no que se refere à aprendizagem dos discentes cegos nas escolas públicas de ensino regular.

Biografia do Autor

Carla Salomé Margarida de Souza, Universidade Estadual de Goiás -UnU Inhumas / Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC)

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás/Câmpus Anápolis. Pedagoga. Especialista em Docência Universitária; em Educação para a Diversidade e Cidadania; em Libras; Educação Especial e Neuropsicopedagogia. Docente titular da UEG/UnU Inhumas e da Secretaria de Estado da Educação de Goiás.

Lilian Cristina dos Santos, Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR) / Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Psicóloga. Pedagoga. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás/Câmpus Anápolis. Especialista em Gestão em saúde. Professora/tutora vinculada ao Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR), da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Marlene Barbosa de Freitas Reis, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IEL/UEG/Anápolis)-Goiás.

Pós-Doutora em Gestão da Informação e Conhecimento pela Universidade do Porto, Portugal. Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ. Pedagoga pela UFG. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IEL/UEG/Anápolis) e no curso de Pedagogia da UEG/Campus Inhumas.

Downloads

Publicado

2023-06-26

Como Citar

Souza, C. S. M. de, Santos, L. C. dos, & Reis, M. B. de F. (2023). FORMAÇÃO DOCENTE PARA A APRENDIZAGEM DO SISTEMA DE LEITURA E ESCRITA BRAILLE. E-Mosaicos, 12(29), e-53839. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.53839

Edição

Seção

ARTIGOS