USO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA ENFRENTAMENTO DAS FAKE NEWS RELACIONADAS À COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.52816Palavras-chave:
divulgação científica, jornalismo científico, notícias falsas, coronavírus, ensino de ciências e matemática.Resumo
A divulgação científica e o jornalismo científico assumem um papel social de tornar o cidadão apto a entender e interferir no processo científico. Muitos estudantes podem encontrar dificuldade em identificar a informação verdadeira e a informação falsa, devido ao excesso de informações disponibilizadas na internet. Logo, a escola se torna um local que pode ajudar estes estudantes a desenvolver o senso crítico e a autonomia para detectar as fake news. O objetivo deste trabalho é apresentar três exemplos de atividades que envolvam a divulgação científica, o jornalismo científico e as fake news sobre a COVID-19 para se trabalhar com alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais através das disciplinas de Ciências e Matemática. Acredita-se que as atividades apresentadas nesse trabalho potencializam o ensino de ciências e matemática, apresentando materiais diversificados e buscando aperfeiçoar o senso crítico dos estudantes frente às fake news sobre a COVID-19.Downloads
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