USO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA ENFRENTAMENTO DAS FAKE NEWS RELACIONADAS À COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.52816

Palavras-chave:

divulgação científica, jornalismo científico, notícias falsas, coronavírus, ensino de ciências e matemática.

Resumo

A divulgação científica e o jornalismo científico assumem um papel social de tornar o cidadão apto a entender e interferir no processo científico. Muitos estudantes podem encontrar dificuldade em identificar a informação verdadeira e a informação falsa, devido ao excesso de informações disponibilizadas na internet. Logo, a escola se torna um local que pode ajudar estes estudantes a desenvolver o senso crítico e a autonomia para detectar as fake news. O objetivo deste trabalho é apresentar três exemplos de atividades que envolvam a divulgação científica, o jornalismo científico e as fake news sobre a COVID-19 para se trabalhar com alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais através das disciplinas de Ciências e Matemática. Acredita-se que as atividades apresentadas nesse trabalho potencializam o ensino de ciências e matemática, apresentando materiais diversificados e buscando aperfeiçoar o senso crítico dos estudantes frente às fake news sobre a COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Séllos Rodrigues, Fiocruz

Doutoranda no Programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ)

Flávia Lage Pessoa da Costa, PUC Minas

Doutora pelo Programa de pós-graduação  stricto sensu em Medicina Molecular (UFMG).

Marcelo Diniz Monteiro de Barros, PUC Minas/UEMG/Fiocruz

Doutor pelo Programa de pós-graduação  stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ).

Downloads

Publicado

2021-12-21

Como Citar

SÉLLOS RODRIGUES, Amanda; LAGE PESSOA DA COSTA, Flávia; DINIZ MONTEIRO DE BARROS, Marcelo. USO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA ENFRENTAMENTO DAS FAKE NEWS RELACIONADAS À COVID-19. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 25, p. 102–115, 2021. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2021.52816. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/52816. Acesso em: 15 fev. 2025.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA - REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS INSTITUINTES