IDENTIDADES E SABERES DOCENTES: A EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.51500Palabras clave:
Identidade, Saberes Docentes, Oficinas Pedagógicas, Oficina de Mosaico, Mobilização EducacionalResumen
Neste trabalho, investigamos a experiência de um projeto de pesquisa e extensão que contribui para a formação continuada de professores e a construção de identidades e saberes docentes. As atividades de extensão implementam o conhecimento de forma lúdica pela práxis e contribuem para que os futuros docentes adquiram conhecimentos para confeccionar materiais pedagógicos no auxílio aos desafios e inovações da prática docente. A oficina de mosaico foi um dos exemplos de atividade pedagógica aplicada na sala de aula pelo projeto de extensão Mobilização Educacional (Mob.E). Dados foram coletados com o objetivo de levantar informações sobre oficinas pedagógicas por meio do formulário eletrônico da Google. 95,2% dos alunos acreditam que as oficinas pedagógicas possam contribuir para formação continuada do professor e 71,1% dos estudantes consideram que as oficinas pedagógicas promovem a reflexão teórica integrada à prática docente. O tamanho da amostra foi 85 e intervalo de confiança de 10%.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.