DIVERSÃO SOBRE RODAS: JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS PARA A INICIAÇÃO AO SKATE
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.51337Palavras-chave:
esporte, ensino, meninasResumo
O skateboarding é uma modalidade esportiva que recentemente adentrou ao programa olímpica. Pela crescente popularidade e pelo forte apelo identitário juvenil, vem chamando a atenção da juventude em aprender essa prática. A fim de contribuir com a democratização da prática, este ensaio tem por objetivo apontar algumas possibilidades de adaptação nos jogos populares para o ensino do skate na etapa de iniciação da prática esportiva. Partindo dos pressupostos da pedagogia do esporte, ressaltamos que o aprendizado da modalidade em ambientes formais e não formais de ensino pode partir da cultura lúdica das crianças. Por tanto, sistematiza-la nos ambientes de ensino traz o ganho de adicionar princípios pedagógicos com o fim de democratizar o acesso tanto para meninas como para meninos, permitindo a inclusão, a difusão de valores éticos e de adaptações que permitam o prazer com prática, mesmo aos iniciantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.