COMO FAZER PESQUISAS CIENTÍFICAS NA ESCOLA? UM GUIA PARA PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.45084

Palavras-chave:

metodologia científica, pesquisa básica, pesquisa aplicada, informação, projeto de pesquisa

Resumo

         Devido à escassez na formação científica de professores, o presente artigo tem como objetivo revisar brevemente conceitos gerais da pesquisa científica para educadores e professores. Além de discutir a diferença entre ciência e senso comum, ciência básica e aplicada, como classificar um projeto de pesquisa, que fontes de informação científica utilizar e definir o problema de pesquisa, o presente trabalho serve como guia para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e trabalhos monográficos acadêmicos em qualquer área do conhecimento (monografias de conclusão de curso, dissertações e teses). É fundamental que a pesquisa científica seja incorporada no cotidiano escolar e na formação continuada de educadores e professores, para que possam ser fomentados os avanços necessários ao conhecimento humano e a derrocada do senso comum e de informações falsas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Kusano Bucalen Ferrari, ICBS, Campus Universitário do Araguaia, UFMT.

Prof. Adjunto do ICBS/UFMT;

Editor e Consultor Científico.

Downloads

Publicado

2020-04-04

Como Citar

FERRARI, Carlos Kusano Bucalen. COMO FAZER PESQUISAS CIENTÍFICAS NA ESCOLA? UM GUIA PARA PROFESSORES. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 9, n. 20, p. 159–175, 2020. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2020.45084. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/45084. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS