COMO FAZER PESQUISAS CIENTÍFICAS NA ESCOLA? UM GUIA PARA PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.45084Palavras-chave:
metodologia científica, pesquisa básica, pesquisa aplicada, informação, projeto de pesquisaResumo
Devido à escassez na formação científica de professores, o presente artigo tem como objetivo revisar brevemente conceitos gerais da pesquisa científica para educadores e professores. Além de discutir a diferença entre ciência e senso comum, ciência básica e aplicada, como classificar um projeto de pesquisa, que fontes de informação científica utilizar e definir o problema de pesquisa, o presente trabalho serve como guia para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e trabalhos monográficos acadêmicos em qualquer área do conhecimento (monografias de conclusão de curso, dissertações e teses). É fundamental que a pesquisa científica seja incorporada no cotidiano escolar e na formação continuada de educadores e professores, para que possam ser fomentados os avanços necessários ao conhecimento humano e a derrocada do senso comum e de informações falsas.
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