ESCOLARIZAÇÃO E PROJETO DE VIDA DE JOVENS DA RESERVA EXTRATIVISTA DO RIO CAJARI
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.44638Keywords:
Juventude do Campo, Escolarização, Projeto de Vida.Abstract
O presente artigo tem como objetivo abordar os resultados parciais do estudo realizado no ano de 2018 sobre os projetos de vida na relação com os processos de escolarização de jovens estudantes, concluintes do Ensino Médio das escolas da Reserva Extrativista do Rio Cajari (RESEX-CA), no sul do estado do Amapá, na região Amazônica. Trata-se de um recorte de dados de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva-analítica. O instrumento utilizado foi o questionário semiestruturado, aplicado aos estudantes do terceiro ano do ensino médio, totalizando vinte e três sujeitos. A análise das informações ocorreu na perspectiva da análise temática. Os resultados apontam para três temas: os desafios para acesso ao ensino médio, a permanência no campo e o projeto de vida. Vale destacar que essas três temáticas centralizam os principais sentidos que respondem a compreensão dos projetos de vida dos jovens na relação com seus processos de escolarização, foco do presente estudo.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.