A GAMIFICAÇÃO APLICADA À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA EM TRÊS OPÇÕES METODOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.44414Resumen
Este artigo trata do conceito e da prática da gamificação na formação inicial docente, particularmente aplicada no curso de Licenciatura em Física. Metodologicamente, foi desenvolvido a partir da revisão de literatura e da análise de práticas desenvolvidas no referido curso de uma instituição federal de ensino, no interior do estado de São Paulo. Foram localizados poucos artigos publicados nas revistas de ensino de maior impacto no Brasil, sendo que nenhuma produção trata da particularidade da gamificação no ensino superior, direcionada para a formação docente de Física (ou Ciências). Apresentam-se três opções metodológicas, a saber, a gamificação para analogias, na promoção da memorização e revisão, e como possibilidade de experimentação de papéis. Ao final, reconhece-se o potencial da gamificação não apenas no engajamento das atividades de aprendizagem, mas seu papel na avaliação formativa de futuros professores. Como limites deste trabalho, apontam-se a investigação realizada em um centro de formação específico, tendo como indicação de novas pesquisas, outros centros de formação de professores de Física.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.