OFICINA DE ELETRICIDADE: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO E USO CONSCIENTE DA ENERGIA ELÉTRICA

Autores

  • Thiago de Oliveira Mendes
  • Cláudio Pires de Mendonça
  • José Maurício de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2012.4389

Resumo

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2012.4389

A partir de uma reestruturação curricular do ensino médio do Colégio de Aplicação João XXIII – UFJF ocorrida no ano de 2002 tornou-se possível a inserção de espaços alternativos de aprendizagem através de “módulos optativos”. Neste cenário curricular surge a proposta do módulo denominado “Oficina de eletricidade”, como um espaço de aprofundamento da compreensão do funcionamento de alguns aparelhos através do estudo de alguns circuitos elétricos dos mesmos, visando o uso consciente e seguro da energia elétrica. Considerando o papel formador da escola básica, os espaços de aprendizagem proporcionados pelos “módulos optativos” facultam ao aluno o direito de escolha de temas de seu interesse, buscando identificar aptidões que possibilitem a escolha consciente por cursos de nível superior e também pela profissionalização e a inserção no mercado de trabalho.

Situados num mundo em que novas tecnologias se desenvolvem a todo instante, abrindo novas possibilidades, as práticas realizadas nesse Módulo buscam desmistificar o uso e o trato com a eletricidade tão presente em nossas vidas.

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Publicado

2012-06-01

Como Citar

MENDES, Thiago de Oliveira; MENDONÇA, Cláudio Pires de; ANDRADE, José Maurício de. OFICINA DE ELETRICIDADE: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO E USO CONSCIENTE DA ENERGIA ELÉTRICA. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 114–125, 2012. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2012.4389. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/4389. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS