OFICINA DE ELETRICIDADE: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO E USO CONSCIENTE DA ENERGIA ELÉTRICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2012.4389Resumo
DOI: 10.12957/e-mosaicos.2012.4389
A partir de uma reestruturação curricular do ensino médio do Colégio de Aplicação João XXIII – UFJF ocorrida no ano de 2002 tornou-se possível a inserção de espaços alternativos de aprendizagem através de “módulos optativos”. Neste cenário curricular surge a proposta do módulo denominado “Oficina de eletricidade”, como um espaço de aprofundamento da compreensão do funcionamento de alguns aparelhos através do estudo de alguns circuitos elétricos dos mesmos, visando o uso consciente e seguro da energia elétrica. Considerando o papel formador da escola básica, os espaços de aprendizagem proporcionados pelos “módulos optativos” facultam ao aluno o direito de escolha de temas de seu interesse, buscando identificar aptidões que possibilitem a escolha consciente por cursos de nível superior e também pela profissionalização e a inserção no mercado de trabalho.
Situados num mundo em que novas tecnologias se desenvolvem a todo instante, abrindo novas possibilidades, as práticas realizadas nesse Módulo buscam desmistificar o uso e o trato com a eletricidade tão presente em nossas vidas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.