DESMISTIFICANDO A ARTE DO NOSSO TEMPO PARA O ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2012.4385Resumen
DOI: 10.12957/e-mosaicos.2012.4385
Apresento, neste trabalho, a experiência realizada no ano letivo de 2006 com alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola de Aplicação da UFPA (Núcleo Pedagógico Integrado), tendo como temática a Arte Contemporânea, com o objetivo de levá-los a compreender seu papel peculiar entre as outras imagens do nosso cotidiano. Para isso, foi realizado um trabalho de embasamento teórico para que eles fossem capazes de apreciar e produzir esta arte de nosso tempo, que não é tão compreendida pela maioria das pessoas. Apresentamos ainda a exposição, realizada pelos alunos, das obras produzidas por eles como culminância da etapa prática deste processo. Trabalhar a arte contemporânea é pensar a história viva, é tocar em feridas abertas, levando os alunos a uma reflexão de uma realidade em que ele está inserido e é participante ativo, e de qual seria seu papel social diante de determinada problemática.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.