A IMPORTÂNCIA DOS ESPORTES ALTERNATIVOS PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores/as

  • Marcelo da Cunha Matos Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.43613

Palabras clave:

Esportes alternativos, Cultura corporal, Pedagogia do esporte, Repertório motor, Qualidade de vida.

Resumen

O presente artigo objetiva discutir sobre a importância dos esportes alternativos nas aulas de Educação Física Escolar. Para isso, abordou-se um breve histórico da inserção dos esportes nas escolas, marcada por crises e conflitos dentro do meio acadêmico. Este estudo comprometeu-se também em criar uma definição para o termo “Esportes Alternativos”, algo ainda pouco problematizado como um conceito dentro da Educação Física. Por fim, este artigo busca elucidar os benefícios pedagógicos que tais esportes proporcionam nas aulas, trazendo uma experiência de casos: um plano de unidade aplicado para o 5º ano do Ensino Fundamental no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo da Cunha Matos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

2020-10-28

Cómo citar

MATOS, Marcelo da Cunha. A IMPORTÂNCIA DOS ESPORTES ALTERNATIVOS PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 9, n. 22, p. 299–310, 2020. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2020.43613. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/43613. Acesso em: 22 may. 2025.