A IMPORTÂNCIA DOS ESPORTES ALTERNATIVOS PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.43613Palavras-chave:
Esportes alternativos, Cultura corporal, Pedagogia do esporte, Repertório motor, Qualidade de vida.Resumo
O presente artigo objetiva discutir sobre a importância dos esportes alternativos nas aulas de Educação Física Escolar. Para isso, abordou-se um breve histórico da inserção dos esportes nas escolas, marcada por crises e conflitos dentro do meio acadêmico. Este estudo comprometeu-se também em criar uma definição para o termo “Esportes Alternativos”, algo ainda pouco problematizado como um conceito dentro da Educação Física. Por fim, este artigo busca elucidar os benefícios pedagógicos que tais esportes proporcionam nas aulas, trazendo uma experiência de casos: um plano de unidade aplicado para o 5º ano do Ensino Fundamental no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.