OS SENTIDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Autores

  • Marcelo da Cunha Matos

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2016.24818

Resumo

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2016.24728

Uma das maiores discussões em torno da Educação Física Escolar está pautada na influência das abordagens pedagógicas que a disciplina sofreu ao longo de décadas, gerando inúmeras obras e trabalhos acerca do tema. Mais do que fazer elogios ou críticas a determinadas tendências, o presente artigo pretende analisar os sentidos que a Educação Física na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental possui na produção acadêmica brasileira, a partir de periódicos A1, A2, B1 e B2 entre 2001 e 2013, e sua influência nas aulas dos graduandos durante o estágio supervisionado no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Mesmo com a constatação, pela ótica da produção acadêmica pesquisada, de que as abordagens desenvolvimentista, construtivista e a psicomotricidade são vistas como formas conservadoras de fazer educação física na escola, é percebido que os alunos-mestres ainda se relacionam mais com tais abordagens do que com as abordagens de cunho crítico como, por exemplo, a abordagem crítico-superadora, vistas como uma educação física progressista pela produção acadêmica brasileira.

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Publicado

2016-07-19

Como Citar

MATOS, Marcelo da Cunha. OS SENTIDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 9, p. 41–52, 2016. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2016.24818. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/24818. Acesso em: 17 abr. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS