OS SENTIDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2016.24818Resumo
DOI: 10.12957/e-mosaicos.2016.24728
Uma das maiores discussões em torno da Educação Física Escolar está pautada na influência das abordagens pedagógicas que a disciplina sofreu ao longo de décadas, gerando inúmeras obras e trabalhos acerca do tema. Mais do que fazer elogios ou críticas a determinadas tendências, o presente artigo pretende analisar os sentidos que a Educação Física na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental possui na produção acadêmica brasileira, a partir de periódicos A1, A2, B1 e B2 entre 2001 e 2013, e sua influência nas aulas dos graduandos durante o estágio supervisionado no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Mesmo com a constatação, pela ótica da produção acadêmica pesquisada, de que as abordagens desenvolvimentista, construtivista e a psicomotricidade são vistas como formas conservadoras de fazer educação física na escola, é percebido que os alunos-mestres ainda se relacionam mais com tais abordagens do que com as abordagens de cunho crítico como, por exemplo, a abordagem crítico-superadora, vistas como uma educação física progressista pela produção acadêmica brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.