PROCESSOS DE TRADUÇÃO DA POLÍTICA DE PREVENÇÃO AO BULLYING NA PRÁTICA ESCOLAR

Autores/as

  • Ana Carolina Hyer de F. da S. Martins Colégio Pedro II
  • Edgar Miranda Colégio Pedro II https://orcid.org/0000-0003-3736-5532
  • Denise de Medeiros Frias Colégio Pedro II
  • Lucas Pinheiro de Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.42098

Palabras clave:

Prevenção ao bullying, políticas públicas, atuação em política, tradução de políticas, Anos Iniciais.

Resumen

A pesquisa analisa duas propostas de trabalho, desenvolvidas no âmbito do Ensino Fundamental I, buscando compreender os mecanismos e artefatos utilizados para tradução da política de prevenção e combate ao bullying na prática escolar. A investigação se orientou analiticamente pela proposta de Ball e colaboradores para compreensão do processo de produção das políticas no contexto da prática. No caso, foram utilizadas como categorias de análise a Interpretação e a Tradução, cujos resultados foram reunidos em duas categorias a posteriori: (i) estratégias e artefatos didático-pedagógicos e (ii) processos de tradução dos elementos de combate e prevenção ao bullying. A título de considerações, reconhecemos que a educação sozinha não transformará o estado de violência da sociedade. Porém, considera-se a possibilidade de operacionalização de políticas públicas de prevenção e combate ao bullying nas escolas, a partir da ação criativa dos sujeitos na tradução da política na prática escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Carolina Hyer de F. da S. Martins, Colégio Pedro II

Mestre em Ensino de Educação Básica pelo Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp- UERJ). Atua como Técnica Administrativa em Educação no Setor Orientação Educacional e Pedagógica do Colégio Pedro II. 

Edgar Miranda, Colégio Pedro II

Doutor e mestre em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II. Coordenador do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação e Sociedade - GEPES. 

Denise de Medeiros Frias, Colégio Pedro II

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II. Pedagoga. Especialista em Educação, Diversidade e Cidadania. Participa do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação e Sociedade - GEPES.

Lucas Pinheiro de Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Graduando em Ciências Biológicas, Modalidade Médica (Biomedicina) pela Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ). Estagiou no Laboratório de Biologia Molecular do Desenvolvimento (LBMD) - ICB – UFRJ; no Laboratório de Cultura e Criopreservação de Medula Óssea (LCCMO) - HUCFF - Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – UFRJ; no Laboratório de Cardiologia Celular e Molecular - (LCCM) - IBCCF - UFRJ e no Laboratório de Proliferação e Diferenciação Celular (LPDC) - ICB – UFRJ.

Publicado

2020-04-04

Cómo citar

MARTINS, Ana Carolina Hyer de F. da S.; MIRANDA, Edgar; FRIAS, Denise de Medeiros; LIMA, Lucas Pinheiro de. PROCESSOS DE TRADUÇÃO DA POLÍTICA DE PREVENÇÃO AO BULLYING NA PRÁTICA ESCOLAR. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 9, n. 20, p. 03–18, 2020. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2020.42098. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/42098. Acesso em: 22 may. 2025.