PROPOSTA METODOLÓGICA PARA ELABORAÇÃO DE ROTEIROS DE AULAS DE CAMPO E IMPORTÂNCIA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.38651Palavras-chave:
aula de campo, preparação de roteiros de campo, recurso didático, Geografia, Região Metropolitana do Rio de JaneiroResumo
As aulas de campo são um dos principais recursos existentes na pesquisa e no ensino de Geografia. Apesar de haver uma vasta literatura acerca da importância do uso desse instrumento didático, o mesmo não acontece com o desenvolvimento de metodologias para a elaboração de aulas de campo. Entendemos que o processo de preparação dessas aulas é essencial para o seu sucesso, uma vez que a falta de planejamento poderá levar a alunos dispersos e com a atenção focada em situações e objetos que em nada se relacionam com o conteúdo a ser estudado e discutido (AMORIM e FRATTOLILLO, 2009). Nessa perspectiva, o presente artigo apresenta uma proposta metodológica que visa auxiliar os professores de Geografia a elaborarem roteiros de campo com foco em questões ambientais e apresenta também três sugestões de roteiros de campo pela Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro (RJ) para serem aplicados com alunos da educação básica, e que são frutos diretos da aplicação da referida metodologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.