ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE ENEM, LETRAMENTO E EXCLUSÃO ESCOLAR

Autores

  • Helen Vieira Oliveira Universidade de Lisboa - Portugual Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luiz Antônio Gomes Senna UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.36885

Palavras-chave:

Educação, Políticas Públicas, Avaliação da Aprendizagem

Resumo

O presente estudo busca realizar uma reflexão acerca das relações transversais entre o Enem, o Letramento e a Exclusão Escolar, tendo como objetivos: a) verificar em que medida o Enem está contemplando os diferentes gêneros textuais na prova de redação; b) discutir suas implicações para os modelos de ensino do letramento do Ensino Médio; c) analisar como tal modelo influencia na exclusão escolar. A discussão está orientada pelas contribuições teóricas de efeito retroativo, letramento, gêneros textuais e exclusão escolar, concentrando-se na análise das últimas nove provas de redação. Concluiu-se que o exame contribui para o ensino de letramento escolar e que não leva em consideração o sujeito e o desenvolvimento de suas habilidades e competências no que se refere às práticas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helen Vieira Oliveira, Universidade de Lisboa - Portugual Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação pela Universidade de Lisboa

Professora Contratada Faculdade de Educação da UFRJ

Psicopedagoga da PUC-Rio

Pesquisadora Colaboradora do Grupo de Pesquisa Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacionais - UERJ

Luiz Antônio Gomes Senna, UERJ

Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ

Downloads

Publicado

2019-02-20

Como Citar

OLIVEIRA, Helen Vieira; SENNA, Luiz Antônio Gomes. ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE ENEM, LETRAMENTO E EXCLUSÃO ESCOLAR. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 16, p. 181–196, 2019. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2018.36885. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/36885. Acesso em: 21 abr. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS