SEGREGAÇÃO, ESCOLA E DESIGUALDADES: RACIALIZANDO AS OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.33623Resumo
Este artigo objetiva uma análise racializada do fenômeno da segregação residencial para a reprodução das desigualdades educacionais na cidade do Rio de Janeiro. Entendemos que tanto a segregação socioespacial, quanto as relações humanas estabelecidas em um mundo hierarquizado a partir de pressupostos raciais tem efeitos negativos para os que estão nela envolvidos, com maior prejuízo para população negra porque, além de lhe causar danos psíquicos, se materializam em suas vidas gerando uma condição de subalternidade (OLIVEIRA, 2012). “Estudos sobre cotidiano escolar que tem como objeto central as relações raciais, evidenciam um contexto escolar desfavorável à população negra” (COSTA, 2012, p. 267). Examinaremos, à luz da pedagogia, o tema da segregação, partindo da reflexão sobre o território e suas implicações para a efetivação de direitos como educação, considerando a particularidade da segregação carioca, que, para além padrão núcleo-periferia, é marcada também por uma proximidade física e distância social.
[R1]..têm..
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.