EXCLUSÃO DIGITAL E EDUCAÇÃO: A INFRAESTRUTURA COMO CONDIÇÃO PRIMÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.33369Keywords:
Palavras-chave, exclusão digital, infraestrutura, tecnologia digital, educaçãoAbstract
Este artigo é parte dos resultados da dissertação de mestrado intitulada: “Exclusão Digital em Educação no Brasil: um estudo bibliográfico” (ARAUJO, 2016) e tem como objeto de estudo a “Exclusão Digital”. A questão principal é: "Qual a condição primária da exclusão digital no Brasil?". O objetivo principal é discutir a importância, o impacto e as limitações do uso da Internet e das tecnologias digitais na escola, a partir da interpretação dos textos da área da Educação examinados. A exclusão digital é compreendida aqui como uma questão de capital tecnológico que envolve tecnologias humanas em todos os seus sentidos. A desigualdade de infraestrutura incide na exclusão digital, uma vez que, os que possuem mais infraestrutura podem melhor usufruir das tecnologias digitais. Essa desigualdade de infraestrutura é um reflexo das desigualdades sociais que o país enfrenta, pois existem diferentes razões quanto ao acesso e o uso das tecnologias digitais que diferem, de região para região, essas diferenças revelam o quanto é importante que as políticas socioeconômicas se ajustem as realidades de cada região do país. A Infraestrutura foi compreendida como condição primária para imersão da sociedade no universo digital. A Educação no Brasil caminha lentamente em direção ao encontro efetivo com a realidade das demandas da Sociedade do Conhecimento, diante do que a escola precisa e do que o governo diz proporcionar. O maior desafio é, não somente prover a infraestrutura de acesso às tecnologias digitais e a Internet, mas ainda o de investir em propostas pedagógicas e educacionais para transformar a informação em conhecimento, e assim dar um novo sentido a ela.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.