UMA EXPERIÊNCIA COM UM ESQUEMA COLABORATIVO NO ENSINO DE FUNÇÕES NO PEJA

Autores

  • Marcus Vinícius Tovar Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Agusto Cesar de Castro Barbosa IME - UERJ
  • Victor Luiz Castro del Rio Escola Municipal Alencastro Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.32359

Palavras-chave:

Ensino colaborativo, Função, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Esse trabalho apresenta uma experiência realizada no Programa de Educação de Jovens e Adultos com uma abordagem colaborativa, tendo como público alvo alunos de uma escola da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Seu objetivo é fornecer ferramentas que possibilitem o uso do Ensino Colaborativo no ensino de Matemática. O trabalho mostra um estudo comparativo entre turmas do Ensino de Jovens e Adultos, na qual o Ensino Colaborativo foi utilizado em apenas uma delas. As atividades propostas visaram criar um ambiente adequado para que as interações entre os alunos e entre professor e alunos ocorressem de forma efetiva. A criação desse ambiente possibilitou que cada estudante fosse capaz de confrontar ideias, dividir conhecimentos e desenvolver ou adquirir habilidades. A utilização da prática colaborativa facilitou a introdução do conceito de função e mostrou aos discentes as diferentes formas de representá-la.

Biografia do Autor

Marcus Vinícius Tovar Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1985), graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal Fluminense (1987), Mestrado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1989) e Doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1995). Realizou seu Pós-doutorado no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas entre 1996 e 1998. Foi Pesquisador visitante em 1999 também no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Foi professor visitante do Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro entre 2000 e 2001. Foi professor Adjunto do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/ UERJ) entre 2001 e 2012. Atualmente é professor Associado do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Materiais Magnéticos, atuando principalmente nos seguintes temas: magnetismo itinerante, campos hiperfinos, impurezas e física de superfícies. Tem atuado também na área de Ensino de Física e Matemática Aplicada.

Agusto Cesar de Castro Barbosa, IME - UERJ

Possui doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1997), mestrado em Física (UFF - 1992), graduação em Física (UFF - 1988) e graduação em Matemática pelo Centro Universitário Celso Lisboa (1981). De 1999 a 2011 foi Professor Adjunto e desde 2012 é Professor Associado do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua na área Multidisciplinar. Tem experiência na área de Física, em especial nos seguintes temas: interações magnéticas em sistemas de multicamadas metálicas, segregação de impurezas em ligas metálicas e ensino de Física. Desenvolve pesquisa também em Engenharia Mecânica, na parte de Aeroacústica, em ensino de Matemática e em Análise Numérica, trabalhando com problemas inversos em difusão. Desde 2003 atua também na área de Educação Ambiental

Victor Luiz Castro del Rio, Escola Municipal Alencastro Guimarães

Possui mestrado Matematica (profmat) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ- 2014). Atualmente é professor da Escola Municipal Orsina da Fonseca - Ensino Fundamental e Escola Municipal Alencastro Guimarães - Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática e Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos

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Publicado

2019-02-20

Como Citar

Costa, M. V. T., de Castro Barbosa, A. C., & Castro del Rio, V. L. (2019). UMA EXPERIÊNCIA COM UM ESQUEMA COLABORATIVO NO ENSINO DE FUNÇÕES NO PEJA. E-Mosaicos, 7(16), 105–124. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.32359

Edição

Seção

ARTIGOS