UMA EXPERIÊNCIA COM UM ESQUEMA COLABORATIVO NO ENSINO DE FUNÇÕES NO PEJA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.32359Palavras-chave:
Ensino colaborativo, Função, Educação de Jovens e AdultosResumo
Esse trabalho apresenta uma experiência realizada no Programa de Educação de Jovens e Adultos com uma abordagem colaborativa, tendo como público alvo alunos de uma escola da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Seu objetivo é fornecer ferramentas que possibilitem o uso do Ensino Colaborativo no ensino de Matemática. O trabalho mostra um estudo comparativo entre turmas do Ensino de Jovens e Adultos, na qual o Ensino Colaborativo foi utilizado em apenas uma delas. As atividades propostas visaram criar um ambiente adequado para que as interações entre os alunos e entre professor e alunos ocorressem de forma efetiva. A criação desse ambiente possibilitou que cada estudante fosse capaz de confrontar ideias, dividir conhecimentos e desenvolver ou adquirir habilidades. A utilização da prática colaborativa facilitou a introdução do conceito de função e mostrou aos discentes as diferentes formas de representá-la.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.