CONCEPÇÕES FREIRIANAS E REALIDADE VIRTUAL: APRENDIZAGEM EM ARTES NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.32044Keywords:
O artigo trata de uma pesquisa em andamento na escola Municipal Juliano Moreira, localizada na Cidade de Deus, zona oeste do Rio de Janeiro, e reflete sobre a práxis em sala de aula com o uso da tecnologia digital de Realidade Virtual (RV), a partir de coAbstract
O artigo trata de uma pesquisa em andamento na escola Municipal Juliano Moreira, localizada na Cidade de Deus, zona oeste do Rio de Janeiro, e reflete sobre a práxis em sala de aula com o uso da tecnologia digital de Realidade Virtual (RV), a partir de concepções freirianas (et al.) de educação. Aborda inicialmente diferentes tipos de educação e onde ocorrem, dando destaque para educação formal e a não formal (BRANDÃO, 1989), associando a aprendizagem ao conhecimento prévio, à visão de mundo do estudante. Discute o conceito de interatividade, propondo um diálogo entre Paulo Freire e autores que a postulam no ensino, no contexto da cultura digital (SILVA; PRENSKY, 2001). Descreve as etapas da pesquisa cuja metodologia tem como premissa ampliar a horizontalidade das relações aluno/professor permeada pelo uso da tecnologia digital de Realidade Virtual. E, finalmente, apresenta considerações baseadas nos resultados parciais do estudo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.