AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE NA EXPERIÊNCIA DO PROJETO EDUCATIVO DE INTEGRAÇÃO SOCIAL - PEIS

Autores

  • Sandra Fernandes Leite Professora Doutora da Faculdade de Educação da Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30907

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Paulo Freire, Inclusão Digital

Resumo

O Projeto Educativo de Integração Social - PEIS propõe promover a inclusão digital e social de jovens, adultos e idosos por meio das tecnologias da informação e computação. Apresenta abordagem diferenciada e possível de ser aplicada na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Seu principal objetivo é oferecer aos educandos jovens, adultos e idosos uma educação que os façam participantes ativos do seu processo de ensino e aprendizagem, por meio do uso das tecnologias da informação e computação, visando à construção e ao exercício da cidadania e sua integração social. A metodologia baseia-se nas concepções de Paulo Freire e tem como princípio educativo os saberes do educando intercalados ao conhecimento cientifico na figura do educador. O projeto entende a inclusão digital como algo que vai além de “alfabetizar” em informática, é também um caminho de socialização e melhoria da qualidade de vida. Aqui é apresentado a origem, a evolução e as transformações das iniciativas do PEIS.

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Publicado

2017-12-12

Como Citar

LEITE, Sandra Fernandes. AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE NA EXPERIÊNCIA DO PROJETO EDUCATIVO DE INTEGRAÇÃO SOCIAL - PEIS. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 6, n. 13, p. 126–141, 2017. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2017.30907. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/30907. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS