FRICÇÕES DE UMA TRAMA PEDAGÓGICA: O CONHECIMENTO SE CONSTRÓI NO ENCONTRO COM O MUNDO
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.30124Palavras-chave:
formação de professores, estética, experiência, Sonia LinsResumo
O artigo apresenta um recorte da pesquisa em curso no doutorado e integra uma das ações desenvolvidas no âmbito do Projeto Arqueologia de Saberes, Imagens e Afetos, uma experiência que aflora narrativas, imagens e sentidos no espaço da disciplina Arte e Educação, do Curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro. A ação pedagógica oportunizada, em questão, foi a apropriação de um objeto prosaico da sociedade de consumo: um marcador de texto que reproduz a imagem gráfica de uma obra da artista plástica e escritora Sonia Lins. Walter Benjamin, Mikhail Bakhtin, Fayga Ostrower e Gilles Deleuze iluminam o percurso, possibilitando uma leitura que evidencia uma estética do cotidiano e o encontro com o outro e com o mundo. As narrativas discentes, que emergem dessa experiência estética e ética, revelam uma diversidade de olhares e capturas simbólicas. No cerne, o exercício de uma humanidade que contesta ações e valores que brutalizam o sujeito nos diversos contextos da vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.