A INVISIBILIDADE DO ALUNO DE CLASSE BAIXA EM SALA DE AULA: OUTRO OLHAR SOBRE O FRACASSO ESCOLAR

Autores

  • Nathália Masson Bastos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Gabrielle Luz Brasil Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.29933

Palavras-chave:

Invisibilidade – Aluno – Sala de aula.

Resumo

Este artigo parte de uma reflexão antropológico-visual sobre o “poder do olhar”. Entende-se que a questão do olhar reflete relações de poder e as consolidam. Aqui delimitou-se analisar a questão do “olhar” nas relações de poder no espaço escolar, especificamente perante o aluno de condições desprivilegiadas por se entender que este é objeto de um olhar que o constitui em sua alteridade. Objetiva-se investigar o como, como a invisibilidade do aluno de classe baixa em sala de aula pode potencializar o fracasso escolar deste. Os procedimentos metodológicos são explicitados pelo levantamento bibliográfico das produções do grupo de pesquisa NetEDU, chegando a aproximadamente 50 textos pertinentes à temática aqui lançada. A relevância deste estudo está na imersão nessa relação complexa do visível, do invisível, suas relações, opacidades e entrelaçamentos. Essa imersão extrapola a percepção para além do punctum caecum do binarismo visível ou invisível; as invisibilidades ou a invisibilidade.

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Publicado

2018-05-14

Como Citar

BASTOS, Nathália Masson; SILVA, Gabrielle Luz Brasil. A INVISIBILIDADE DO ALUNO DE CLASSE BAIXA EM SALA DE AULA: OUTRO OLHAR SOBRE O FRACASSO ESCOLAR. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 14, p. 213–222, 2018. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2018.29933. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/29933. Acesso em: 15 mar. 2025.

Edição

Seção

SEÇÃO ESPECIAL - EDUCAÇÃO E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: desafios e propostas