SENTIDOS DA LEITURA E ESCRITA DE DOIS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS NOS CONTEXTOS BRASILEIRO E MOÇAMBICANO

Autores

  • Josilene de Souza Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Arlindo Cornélio Ntunduatha Juliasse Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.29869

Palavras-chave:

educação de jovens e adultos, sentidos da leitura e escrita, história de vida.

Resumo

RESUMO

O trabalho retrata as histórias de vida de João e Vicente, sujeitos entrevistados nas pesquisas de mestrado e doutorado, pondo em destaque os sentidos da escrita e da leitura na vida cotidiana e escolar. João, oriundo de uma família humilde da Paraíba, só no ano de 2011, pela primeira vez, começou a estudar. Vicente, oriundo de Mogovolas, Província de Nampula, região norte de Moçambique, falante de suas línguas maternas, mas alfabetizado na utilizada como instrumento unificador, a Língua Portuguesa. Lemos as narrativas separadamente e as correlacionamos em busca de possíveis elementos de diálogo sobre práticas de leitura escrita na vida cotidiana e no espaço escolar. Por fim, consideramos relevante o trabalho por assentar-se em duas histórias de vida que representam os sujeitos atravessados pelo escrito se apropriam de práticas de leitura e escrita.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-05-14

Como Citar

SOUZA SANTOS, Josilene de; JULIASSE, Arlindo Cornélio Ntunduatha. SENTIDOS DA LEITURA E ESCRITA DE DOIS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS NOS CONTEXTOS BRASILEIRO E MOÇAMBICANO. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 14, p. 31–45, 2018. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2018.29869. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/29869. Acesso em: 18 mar. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS