COPARTICIPAÇÃO DE ALUNOS E ALUNAS NA PESQUISA: COMPARTILHAR E CRIAR SIGNIFICADOS SOBRE A ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.28562Abstract
DOI: 10.12957/e-mosaicos.2017.28562
Este artigo tem como objetivo iniciar uma discussão teórico-metodológica sobre a coparticipação de alunos, alunas em pesquisas educacionais. Apresenta alguns dos resultados da pesquisa etnográfica "Gênero e Pobreza: Práticas, Políticas e Teorias e Tecnologias Educacionais - Imagens de escolas” (MATTOS, 2013). As bases que orientaram a pesquisa foram: os fundamentos da etnografia expressos nos estudos sobre colaboração e reflexividade (ERIKSON, 2006; MATTOS; CASTRO, 2011; ALVES, 2003, 2012; MOURÃO, 2006, 2011); as diferentes formas de coparticipação de alunos como agentes do conhecimento escolar pautadas nos estudos sobre “a voz do aluno” [Student Voice] (COOK-SATHER, 2002; GRION; COOK-SATHER, 2013); e, os princípios da pesquisa-crítico-participativa a partir de uma concepção mais democrática e simétrica de poder entre os membros da equipe (FINE, 2013). A pesquisa foi desenvolvida em colaboração entre dois grupos: um do Colégio Estadual Comendador Soares (CECS) e o outro do Núcleo de Etnografia em Educação da UERJ. Os principais resultados da pesquisa confirmam que foi uma experiência positiva para os grupos envolvidos e que pode modificar as formas de desenvolver pesquisas nas escolas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.