ESCOLA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PROBLEMATIZAÇÃO E INVESTIGAÇÃO SOBRE O TRABALHO DOCENTE NO PIBID

Autores

  • Talita da Silva Campelo

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.28529

Resumo

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2017.28529

O artigo decorre de uma pesquisa que investigou os diferenciais da parceria universidade - escola básica para a formação inicial de pedagogos docentes no contexto do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) proposto pela CAPES. Metodologicamente, foi desenvolvido um estudo de caso sobre o PIBID Pedagogia de uma universidade federal do Rio de Janeiro. Os dados, construídos e analisados com base em Zeichner e Cochran-Smith e Lytle, sugerem que, especialmente pelo papel desenvolvido pelo professor supervisor da escola parceira, o PIBID potencializa a aprendizagem da docência dos licenciandos bolsistas. Essa aprendizagem se expressa no desenvolvimento de uma postura investigativa.

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Publicado

2017-04-29

Como Citar

CAMPELO, Talita da Silva. ESCOLA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PROBLEMATIZAÇÃO E INVESTIGAÇÃO SOBRE O TRABALHO DOCENTE NO PIBID. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 6, n. 11, p. 12–23, 2017. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2017.28529. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/28529. Acesso em: 27 abr. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS