A INCLUSÃO DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.20229Abstract
DOI: 10.12957/e-mosaicos.2015.20229
O presente artigo procura apontar e entender quais os maiores desafios enfrentados na inclusãodo aluno portador da Síndrome de Down dentro do contexto da Educação Básica ecomo é o papel do professor e seus afazeres pedagógicos para enfrentá-los, inserindo estealuno no contexto da classe regular. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar a Educaçãoinclusiva dentro da Educação Básica e abordar seus desafios com crianças Down. Ointeresse pelo tema justifica-se em implementar uma discussão a respeito do trabalho comcrianças com Síndrome de Down, incluídas na classe regular em escolas não especializadasno assunto, conhecer como é realizado o processo de ensino e aprendizagem e como essesalunos aprendem, pois uma criança com necessidades especiais impulsiona professores eescolas a repensar estratégias de ensino para inserção destes na sociedade. É um estudoteórico reflexivo bibliográfico, de cunho qualitativo, e se delimita ao problema da investigação.Há indicativos de que uma criança com necessidades educacionais especiais impulsionaprofessores e escolas a repensar estratégias de ensino para inserção destes na sociedade. Ainclusão só ganha significado ao introduzir no ambiente escolar novas oportunidades para semelhorar a educação inclusiva, tornando-a de qualidade, sem prejuízos ou preconceitos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.