NAS NARRATIVAS DOS PEDAGOGOS, UM RETRATO DE SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO

Autores

  • Nilzilene Imaculada Lucindo
  • Regina Magna Bonifácio Araújo

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2014.14392

Resumo

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2014.14392

Este estudo de abordagem qualitativa investigou as condições de trabalho de 15 Pedagogos que atuam em instituições de ensino público da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto, em Minas Gerais, no Brasil. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e de campo, tendo como referencial teórico Oliveira (2004), Zeichner (1993), Codo, Vasques (2000), Fávero, Semeraro (2002), Saviani (1982) e Tardif, Lessard (2005). A análise dos dados foi desenvolvida a partir das transcrições dos relatos. Os resultados indicaram a existência de concepções distintas acerca das condições de trabalho, pois essas variam em função da rede de ensino, do tempo histórico e das expectativas que cada profissional possui. Contudo, para a maioria, as condições estão longe de serem ideais. Mediante o cotidiano a que se sujeitam, eles afirmam que sua disposição em conviver com este cenário se justifica pelo gosto daquilo que faz, pelo amor a profissão e pelo prazer que seu trabalho proporciona.

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Publicado

2014-12-01

Como Citar

Lucindo, N. I., & Araújo, R. M. B. (2014). NAS NARRATIVAS DOS PEDAGOGOS, UM RETRATO DE SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO. E-Mosaicos, 3(6), 21–29. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2014.14392

Edição

Seção

ARTIGOS