NAS NARRATIVAS DOS PEDAGOGOS, UM RETRATO DE SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2014.14392Resumo
DOI: 10.12957/e-mosaicos.2014.14392
Este estudo de abordagem qualitativa investigou as condições de trabalho de 15 Pedagogos que atuam em instituições de ensino público da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto, em Minas Gerais, no Brasil. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e de campo, tendo como referencial teórico Oliveira (2004), Zeichner (1993), Codo, Vasques (2000), Fávero, Semeraro (2002), Saviani (1982) e Tardif, Lessard (2005). A análise dos dados foi desenvolvida a partir das transcrições dos relatos. Os resultados indicaram a existência de concepções distintas acerca das condições de trabalho, pois essas variam em função da rede de ensino, do tempo histórico e das expectativas que cada profissional possui. Contudo, para a maioria, as condições estão longe de serem ideais. Mediante o cotidiano a que se sujeitam, eles afirmam que sua disposição em conviver com este cenário se justifica pelo gosto daquilo que faz, pelo amor a profissão e pelo prazer que seu trabalho proporciona.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.