MIND THE DIGITAL GAP: AMBIENTES DIGITAIS INCLUSIVOS COMO DISPOSITIVOS PEDAGÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2014.14352Resumo
DOI: 10.12957/e-mosaicos.2014.14352
O presente texto tem por objetivo fundamentar o debate e propiciar reflexão acerca dos ambientes digitais promotores de inclusão digital e a sua relação com o conceito de dispositivo pedagógico (BERNSTEIN, 1990). Do ponto de vista metodológico, foi feita uma revisão de literatura que permitiu identificar as características e os aspectos pedagógicos a ter em consideração na concepção de espaços que respeitem e considerem a diversidade cultural e as características dos sujeitos. Conclui-se que os ambientes educativos podem favorecer a inclusão e diminuir a digital gap, se forem desenhados, desenvolvidos e geridos tendo em consideração as regras dos dispositivos pedagógicos, no que diz respeito a partilha do poder e a recontextualização do discurso pedagógico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.