MIND THE DIGITAL GAP: AMBIENTES DIGITAIS INCLUSIVOS COMO DISPOSITIVOS PEDAGÓGICOS

Autores

  • Angélica Maria Reis Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2014.14352

Resumo

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2014.14352

O presente texto tem por objetivo fundamentar o debate e propiciar reflexão acerca dos ambientes digitais promotores de inclusão digital e a sua relação com o conceito de dispositivo pedagógico (BERNSTEIN, 1990). Do ponto de vista metodológico, foi feita uma revisão de literatura que permitiu identificar as características e os aspectos pedagógicos a ter em consideração na concepção de espaços que respeitem e considerem a diversidade cultural e as características dos sujeitos. Conclui-se que os ambientes educativos podem favorecer a inclusão e diminuir a digital gap, se forem desenhados, desenvolvidos e geridos tendo em consideração as regras dos dispositivos pedagógicos, no que diz respeito a partilha do poder e a recontextualização do discurso pedagógico.

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Publicado

2014-12-01

Como Citar

MONTEIRO, Angélica Maria Reis. MIND THE DIGITAL GAP: AMBIENTES DIGITAIS INCLUSIVOS COMO DISPOSITIVOS PEDAGÓGICOS. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 3, n. 6, p. 2–9, 2014. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2014.14352. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/14352. Acesso em: 26 mar. 2025.

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