TECNOLOGIA NA ESCOLA – DESAFIOS E CONTRADIÇÕES NA PRODUÇÃO CULTURAL DO CURRÍCULO

Autores

  • Roberta Sales Lacê Rosário Programa de Pós-Graduação PROPED-UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2014.12832

Resumo

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2014.12832

Este artigo desenvolve questões sobre a entrada da tecnologia na escola, realizada no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp-UERJ, com as turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, especificamente duas turmas do 4º e 5º ano de escolaridade,  problematizadas na trajetória de pesquisa do Mestrado no Programa de Pós-Graduação Educação, Cultura e Comunicação. Para o desdobramento da discussão, foram investigadas as práticas cotidianas dos estudantes e professoras, enquanto práticas de significação do currículo, ao experienciar uma sala de aula tecnologizada, assim como as relações que se constituíram a partir dos usos e apropriações da tecnologia que ultrapassam o espaço-tempo da escola. Assim, a tecnologia na pesquisa não se reduziu aos computadores e mídias portáteis, mas à investigação de como a mesma (re)configura as relações do sujeito com o seu outro e do sujeito com o mundo. Dessa forma, as análises foram importantes para consubstanciar as discussões da produção cultural do currículo, entendendo-o como produção fluida, híbrida e que se constitui na negociação e nos embates na relação com o outro, na relação com a diferença.

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Publicado

2014-06-01

Como Citar

ROSÁRIO, Roberta Sales Lacê. TECNOLOGIA NA ESCOLA – DESAFIOS E CONTRADIÇÕES NA PRODUÇÃO CULTURAL DO CURRÍCULO. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 3, n. 5, p. 92–99, 2014. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2014.12832. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/12832. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS