Composição mineral de diferentes tipos de sais de cozinha
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2020.51430Palavras-chave:
Cloreto de sódio. Micronutrientes. Hipertensão.Resumo
Introdução: Fortes evidências demonstram associação entre o alto consumo de sódio e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, entre outras complicações metabólicas. A literatura é escassa, no entanto, em relação ao estudo da composição do sal de cozinha, um ingrediente amplamente utilizado pela população. Assim é de extrema importância conhecer a composição dos sais que se utilizam com frequência na culinária. Objetivo: Analisar a composição química de diferentes sais de cozinha: refinado/comum, rosa do Himalaia, marinho e light. Paralelamente, a precificação e os rótulos foram também analisados, a fim de relacioná-los com as análises químicas. Método: A determinação de minerais foi realizada pelo método 3050-B rev.02/SMEWW 3111-B e a quantificação de metais totais foi feita por espectrometria de absorção atômica com chama. Resultado: Observaram-se diferenças significativas na quantidade de minerais encontrada em sais da mesma natureza, provenientes de diferentes marcas. Os resultados mostraram ainda que o sal rosa do Himalaia apresentou maiores teores de cálcio, ferro, magnésio e sódio em comparação aos demais (p<0.05). Analisando precificação e informações de rotulagem, identificaram-se preços significativamente diferentes entre os produtos, além da ausência de informações sobre sua composição química. Conclusão: Os resultados demonstram que há diferenças na composição mineral de sais de cozinha e indicam a necessidade de identificar a composição desses nutrientes nos rótulos, possibilitando que a população possa escolher o melhor tipo de sal e/ou marca através do rótulo alimentar, levando em consideração o custo-benefício.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.