CONCEPÇÕES DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DE IDOSOS QUE FREQUENTAM A UNIVERSIDADE DA TERCEIRA IDADE
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2012.5243Resumo
Essa dissertação reflete sobre as concepções de alimentação saudável na terceira idade, partindo da pluralidade de significados do que seja uma boa alimentação. O termo “alimentação saudável” está ligado a diversos sentidos próximos, mas que não são sinônimos. A compreensão do que é uma alimentação boa ou ruim passa por categorias culturais, históricas, psicológicas e/ou nutricionais e nem sempre são convergentes, possuem a mesma racionalidade ou reproduzem o mesmo significado. No presente estudo o enfoque dado na alimentação está na perspectiva dos estudos socioantropológicos tendo como objetivo aprofundar as relações simbólicas do comer na terceira idade, considerando que o contexto da modernidade é um panorama no qual as concepções de alimentação saudável são elaboradas. Assim como estas concepções são influenciadas pelas formas de significar o envelhecimento nos dias de hoje. Apontamos que a concepção de terceira idade é uma proposta de envelhecimento alinhada com os valores da sociedade de hoje, como a produtividade do tempo e do corpo e que tem nas Universidades da Terceira Idade um local privilegiado de (re)produção. Segundo as análises, as concepções de alimentação saudável entre os idosos do grupo estudado estão conectadas aos valores do mundo moderno como da praticidade e da valorização dos cuidados corporais. Ao mesmo tempo em que estas concepções reproduzem as tensões da alimentação urbana, como da necessidade e desconfiança da indústria alimentar e da diversificação das formas de comer. Observamos entre os idosos a busca pelas regras nutricionais de como se alimentar frente à modernidade alimentar e das necessidades do corpo envelhecido. Por fim, a pluralidade de significados do comer saudável na terceira idade, observados nesta pesquisa, aponta para a complexidade dos estudos sobre alimentação, da dinamicidade da construção de sentidos e significados do que seja uma boa alimentação nos dias de hoje.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.