AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DE PORTADORES DE DIABETES MELLITUS SOBRE ADOÇANTES
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2013.4239Resumo
A terapia nutricional é essencial para o controle metabólico em diabéticos. O uso de adoçantes em substituição ao açúcar é comum, pois estes atribuem doçura aos alimentos sem aumentar a glicemia. O objetivo deste trabalho foi avaliar o nível de conhecimento de indivíduos portadores de diabetes mellitus atendidos no Centro de Referência Ambulatorial de Carapina, Serra/ES, quanto ao consumo de adoçantes. Os dados de 100 voluntários diabéticos foram coletados entre agosto e outubro de 2010, através de questionário sobre o consumo desse produto. Verificou-se que o uso de adoçante é frequente na população estudada, principalmente do tipo líquido, em comparação com outros produtos dietéticos, e também foi possível identificar que 91,2% dos entrevistados passaram a utilizar adoçante somente após o diagnóstico da doença. No que concerne à escolha do adoçante, observou-se que é principalmente influenciada pelo sabor (52,75%) e que os mesmos controlam a quantidade utilizada. Dentre os outros produtos dietéticos citados, o refrigerante foi o mais consumido. Também se constatou que 59% não sabem diferenciar diet de light, e que 63% não têm o hábito de ler o rótulo dos alimentos. Conclui-se que é necessário ofertar maiores esclarecimentos aos diabéticos quanto ao uso adequado dos adoçantes e produtos dietéticos por parte dos profissionais de saúde, com inclusão de informações nutricionais mais completas e compreensíveis nos rótulos desses produtos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.