ASPECTO HIGIÊNICO-SANITÁRIO DE SORVETES ARTESANAIS E INDUSTRIAIS: ANÁLISE DA VARIABILIDADE GENÉTICA E DA RESISTÊNCIA A ANTIMICROBIANOS EM ESCHERICHIA COLI ISOLADAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2017.26754Palavras-chave:
Contaminação alimentar, enterobactérias, mutação, antibacteriano, sorveteAlimentação. Enterobactérias. Mutação. Antibacteriano. Sorvete.Resumo
Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar o aspecto higiênico-sanitário de sorvetes artesanais e industriais e analisar a variabilidade genética e a resistência a antimicrobianos em isolados de Escherichia coli. Métodos: Foram compradas 27 amostras de sorvetes, detectando coliformes totais a 30-35 °C por fermentação em tubos múltiplos. Os tubos com positividade foram inoculados em caldo EC e em ágar SS para detecção de Escherichia coli e Salmonella spp, respectivamente. Para testes antimicrobianos, utilizou-se técnica de difusão em placas, discriminando níveis de resistência. A variabilidade genética foi diagnosticada pelas técnicas PCR-RAPD e ERIC-PCR através do grau polimórfico determinado pelo padrão de bandas. Resultados e Discussão: A partir das amostras microbiológicas, houve positividade para E. coli (48%) e Salmonella spp (22%). Os testes de resistência a antimicrobianos em E. coli diagnosticaram resistência para 85% das amostras obtidas, sendo que destas, 34% apresentaram-se multirresistentes. Encontrou-se um alto grau de polimorfismo nos testes PCR-RAPD e ERIC-PCR, demonstrando a grande variabilidade gênica entre as bactérias. Conclusão: As amostras apresentaram condições insatisfatórias, oferecendo riscos à saúde dos consumidores. O teste antibiograma expressou resistência e multirresistência, enquanto os testes PCR-RAPD e ERIC-PCR indicaram grande variabilidade genética entre as bactérias, considerando múltiplas fontes de contaminação. Portanto, medidas para controlar a prevenção da contaminação são tidas como importantes.
DOI: 10.12957/demetra.2017.26754
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.