CARACTERÍSTICAS DOS PROCESSOS PRODUTIVOS DE REFEIÇÕES NA IMPLANTAÇÃO DO NutriSus EM MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2017.25374Palavras-chave:
Programas Nacionais de Saúde. Políticas Públicas. Alimentação Escolar.Resumo
Trata-se de uma pesquisa descritiva, de levantamento e transversal, que objetiva avaliar as características dos processos produtivos de refeições na implementação do NutriSus em quatro municípios do Rio Grande do Norte. Para a coleta de dados, foram realizadas visitas e entrevistas às creches e ao Responsável Técnico de cada município participante, para observação e abordagem de questionamentos a fim de avaliar como foi a implantação do NutriSus, além de gravações das entrevistas e transcrição dos áudios obtidos. Esses dados possibilitaram o conhecimento sobre as estratégias utilizadas em cada cidade para a implantação do Programa, no intuito de saber se foi necessária a realização de novos planejamentos de cardápios, implantação ou ajustes em algumas preparações e de se verificar como está sendo a aceitabilidade. Para atingir o resultado esperado do Programa, é imprescindível seguir o esquema de administração recomendado: dois meses de suplementação com intervalo de três ou quatro meses. Nos municípios visitados, foi identificado que a implantação da estratégia se deu apenas como um projeto-piloto, acontecendo em alguns meses do ano de 2014 ou 2015, não completando o ciclo, sem progressão em 2016 e com um número limitado de crianças. Essa descontinuidade deu-se devido ao número insuficiente de sachês enviados aos municípios pelo Ministério da Saúde. Conclui-se que programas nacionalizados que envolvem as três esferas governamentais em seu momento de implementação, como o Nutrisus, precisam de um planejamento consistente, com participação dos atores envolvidos, que englobe os fatores necessários a sua correta execução e abrangência total da população-alvo.
DOI: 10.12957/demetra.2017.25374
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.