A educação alimentar e nutricional como estratégia para redução do desperdício de alimentos em escolas públicas de ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2022.63357Palabras clave:
Desperdício de alimentos. Educação alimentar e nutricional. Alimentação escolar.Resumen
Introdução: Atividades de educação alimentar e nutricional (EAN) no contexto da alimentação escolar vêm se destacando por contribuir, dentre outras possibilidades, para a redução do desperdício de alimentos. Objetivo: Avaliar o impacto de atividades de EAN direcionadas à redução do desperdício na alimentação escolar. Métodos: O estudo teve início com um diagnóstico de duas escolas públicas de ensino fundamental em Santa Bárbara do Oeste-SP e Limeira-SP, por meio do monitoramento das sobras e resto-ingestão, por 12 dias não consecutivos, em momentos distintos, entre agosto e dezembro de 2019. Após o diagnóstico, as atividades de EAN foram planejadas, elaboradas e executadas, com posterior análise dos resultados. As atividades foram realizadas com turmas do ensino fundamental (n=152 escolares), que foram alocadas em grupos “controle” (n =77) e “intervenção” (n = 75), para possibilitar a avaliação da eficácia da EAN na redução do desperdício de alimentos ao final do estudo (controle vs. intervenção). Resultados: Em ambas as escolas, destacava-se o consumo de arroz, feijão e prato proteico, comparado às demais preparações. Observou-se redução do desperdício nas duas escolas, nos grupos intervenção e controle, quando comparados os dados antes e durante a intervenção (p<0,05). As reduções foram de 62,0% do desperdício no grupo intervenção da escola de SBO e de 43,1% da escola de Limeira. Conclusão: As atividades de EAN foram eficazes, porém é recomendável o acompanhamento em longo prazo para que seja avaliada sua efetividade.
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