Avaliação das habilidades culinárias de estudantes ingressantes em uma universidade pública

Autores/as

  • Giuliana Caruso Tangerino Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição, Departamento de Nutrição Aplicada, Rio de Janeiro, RJ, Brasil https://orcid.org/0009-0009-8104-0453
  • Ricardo Teixeira Quinaud Universidade do Extremo Sul Catarinense, Curso de Educação Física, Criciúma, SC, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6043-3658
  • Daniela Silva Canella Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição, Programa de Pós-Graduação em Alimentação e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9672-4983
  • Maria Eduarda Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição, Programa de Pós-Graduação em Alimentação e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8983-2599
  • Patrícia Maria Périco Perez Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição, Departamento de Nutrição Aplicada. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9849-5587
  • Ana Cláudia Mazzonetto Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição, Departamento de Nutrição Aplicada. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2025.83833

Palabras clave:

Habilidades para a vida. Estudantes. Culinária. Universidades.

Resumen

Introdução: O ingresso na universidade representa um período crítico de transição para adultos jovens. Na alimentação e nutrição, esse processo é descrito na literatura como uma fase com alto consumo de ultraprocessados e carente em alimentos in natura. Nesse contexto, a falta de habilidades culinárias é compreendida como um importante preditor para esse padrão de consumo em universitários. Objetivo: Avaliar habilidades culinárias de estudantes ingressantes em uma universidade pública no Rio de Janeiro. Método: Trata-se de estudo descritivo transversal original com abordagem quantitativa, conduzido com estudantes ingressantes em uma universidade pública, que responderam voluntariamente ao Questionário Brasileiro de Habilidades Culinárias e Alimentação Saudável (QBHC). A análise estatística foi realizada por regressões lineares multiníveis e as variações de respostas foram analisadas de acordo com as dimensões do QBHC agregadas por faixa etária, se considera que sabe cozinhar e se mora com os pais e sem filhos. Resultado: Participaram da pesquisa 205 estudantes, apresentaram alta habilidade culinária, porém a maioria (59%) tinha baixo conhecimento de termos e técnicas culinárias. Estudantes que moram com os pais apresentaram maior autoeficácia culinária, autoeficácia no consumo de frutas, legumes e verduras e habilidade culinária quando comparados àqueles que moram sem os pais. Ademais, estudantes mais velhos apresentaram maior atitude culinária. Conclusão: Os estudantes apresentaram resultados positivos em relação às habilidades culinárias, porém baixo conhecimento de termos e técnicas culinárias, o que talvez dificulte o preparo dos alimentos. Morar com os pais e idades mais avançadas se associaram positivamente a escalas que envolvem habilidades culinárias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

1. Almeida LS, Soares APC, Ferreira JAG. Transição e adaptação à universidade: Apresentação de um questionário de vivências acadêmicas (QVA). Psicologia [Internet]. 2000;14(2):189-208. https://doi.org/10.17575/rpsicol.v14i2.510.

2. Soares AB, Monteiro MC, Medeiros HCP, Maia F de A, Barros R de SN. Adaptação Acadêmica à Universidade: Relações entre Motivação, Expectativas e Habilidades Sociais. PsicolEsceEduc [Internet]. 2021;25:e226072. https://doi.org/10.1590/2175-35392021226072.

3. Souza LK, Lourenço E, Santos MRG. Adaptação à universidade em estudantes ingressantes na graduação em psicologia. PsicolEduc [Internet]. 2016;(42):35-48. https://doi.org/10.5935/2175-3520.20150023.

4. Pinho APM, Dourado LCDC, Aurélio RM, Bastos AVB. A transição do ensino médio para a universidade: um estudo qualitativo sobre os fatores que influenciam este processo e suas possíveis consequências comportamentais. RevPsicol [Internet]. 2015;6(1):33-47. http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/1691/1482

5. Perez PMP, Castro IRR de, Franco A da S, Bandoni DH, Wolkoff, DB. Práticas alimentares de estudantes cotistas e não cotistas de uma universidade pública brasileira. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2016;21(2):531-542. https://doi.org/10.1590/1413-81232015212.01732015.

6. Bernardo GL, Jomori MM, Fernandes AC, Proença RPC. Food intake of university students. Rev Nutr [Internet]. 2017;30 (6):847-865. https://doi.org/10.1590/1678-98652017000600016.

7. Hilger J, Loerbroks A, Diehl K. Eating behaviour of university students in Germany: Dietary intake, barriers to healthy eating and changes in eating behaviour since the time of matriculation. Appetite [Internet]. 2017;109:100-107. https://doi.org/10.1016/j.appet.2016.11.016.

8. Brasil. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a População Brasileira. 2 ed, 1. reimpr. Brasília: MS, 2014. 156 p. http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_da_crianca_2019.pdf.

9. Caraher M, Dixon P, Lang T, Carr-Hill R. The state of cooking in England: the relationship of cooking skills to food choice. Br Food J [Internet]. 1999;101(8):590-609. https://doi.org/10.1108/00070709910288289.

10. Jomori MM, Vasconcelos F de AG de, Bernardo GL, Uggioni PL, Proença RPC. The concept of cooking skills: A review with contributions to the scientific debate. Rev Nutr [Internet]. 2018;31:119-135. https://doi.org/10.1590/1678-98652018000100010.

11. Lang T, Caraher M. Is there a culinary skills transition? Data and debate from the UK about changes in cooking culture. J Home Econ Inst Aust [Internet]. 2001;8.

12. Soldavini J, Berner M. Characteristics associated with cooking frequency among college students. Int J Gastron Food Sci [Internet]. 2021;23:100303. https://doi.org/10.1016/j.ijgfs.2021.100303.

13. Knol LL, Robb CA, McKinley EM, Wood, M. Very Low Food Security Status is Related to Lower Cooking Self-Efficacy and Less Frequent Food Preparation Behaviors Among College Students. J NutrEducBehav [Internet]. 2019;51(3):357-363. https://doi.org/10.1016/j.jneb.2018.10.009.

14. Seabrook JA, Dworatzek PDN, Matthews JI. Predictors of Food Skills in University Students. Can J Diet Pract Res [Internet]. 2019;80(4):205-208. https://doi.org/10.3148/cjdpr-2019-011.

15. Kowalkowska J, Poínhos R, Rodrigues S. Cooking skills and socio-demographics among Portuguese university students. Br Food J [Internet]. 2018;120(3):563-577. https://doi.org/10.1108/BFJ-06-2017-0345.

16. López Nieves G, Sosa Cordobés E, Garrido Fernández A, Travé González G. Hábitos, preferencias y habilidades culinarias de estudiantes de primer curso de la universidad de Huelva. EnfermGlob [Internet]. 2019;18(55):127-156. https://doi.org/10.6018/eglobal.18.3.332791.

17. Sainz García P, Ferrer Svoboda MC, Sánchez Ruiz E. Competencias culinarias y consumo de alimentos procesados o preparados en estudiantes universitarios de Barcelona. RevEsp Salud Pública [Internet]. 2016;90: e40017.[Acesso 20 abril 2024]. Disponível em: http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1135-57272016000100417&lng=es.

18. Dezanetti T, Quinaud RT, Caraher M, Jomori MM. Meal preparation and consumption before and during the COVID-19 pandemic: The relationship with cooking skills of Brazilian university students. Appetite [Internet]. 2022;175:106036. https://doi.org/10.1016/j.appet.2022.106036.

19. Bernardo GL, Rodrigues VM, Bastos BS, Uggioni PL, Hauschild DB, Fernandes AC, et al. Association of personal characteristics and cooking skills with vegetable consumption frequency among university students. Appetite [Internet]. 2021;166:105432. https://doi.org/10.1016/j.appet.2021.105432.

20. de Borba TP, da Silva MV, Jomori MM, Bernardo GL, Fernandes AC, Proença RPC, et al. Self-efficacy in cooking and consuming fruits and vegetables among Brazilian university students: the relationship with sociodemographic characteristics. Br Food J [Internet]. 2021;123(6):2049-2065. https://doi.org/10.1108/BFJ-04-2020-0311.

21. Jomori MM, Caraher M, Bernardo GL, Uggioni PL, Echevarria-Guanilo ME, Condrasky M, et al. Como o questionário de avaliação das habilidades culinárias e alimentação saudável foi adaptado transculturalmente ao Brasil?Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2021;26:2379-2393. https://doi.org/10.1590/1413-81232021266.22102019.

22. Gelman A, Hill J. Data AnalysisUsingRegressionandMultilevel/Hierarchical Models. Cambridge University Press; 2006. (Analytical Methods for Social Research). https://doi.org/10.1017/CBO9780511790942.

23. Jomori MM, Quinaud RT, Condrasky MD, Caraher M. Brazilian Cooking Skills Questionnaire evaluation of using/cooking and consumption of fruits and vegetables. Nutrition [Internet]. 2022;95:111557. https://doi.org/10.1016/j.nut.2021.111557.

24. Bates D, Mächler M, Bolker B, Walker S. Fitting Linear Mixed-Effects Models Using lme4. J StatSoftw [Internet]. 2015;67:1-48. https://doi.org/10.18637/jss.v067.i01.

25. R: The R Project for Statistical Computing. n.d [cited 2024 April 20]. Available from: https://www.r-project.org/.

26. López Nieves G, Sosa Cordobés E, Garrido Fernández A, Travé González G. Hábitos, preferencias y habilidadesculinarias de estudiantes de primer curso de la universidad de Huelva. Enferm Glob [Internet]. 2019;18(55):127-156. https://doi.org/10.6018/eglobal.18.3.332791.

27. Byrd-Bredbenner C. Food Preparation Knowledge and Confidence of Young Adults. J NutrRecipe Menu Dev [Internet]. 2005; 3(3-4):37-50. https://doi.org/10.1300/J071v03n03_04.

28. Murray DW, Mahadevan M, Gatto K, O'Connor K, Fissinger A, Bailey D, et al. Culinary efficacy: an exploratory study of skills, confidence, and healthy cooking competencies among university students. Perspect Public Health [Internet]. 2016;136(3):143–151. https://doi.org/10.1177/1757913915600195.

29. Utter J, Larson N, Laska MN, Winkler M, Neumark-Sztainer, D. Self-Perceived Cooking Skills in Emerging Adulthood Predict Better Dietary Behaviors and Intake 10 Years Later: A Longitudinal Study. J NutrEducBehav [Internet]. 2018;50(5):494-500. https://doi.org/10.1016/j.jneb.2018.01.021.

30. Bernardo GL. Programa de intervenção sobre habilidades culinárias: adaptação, aplicação e avaliação do impacto nas práticas alimentares de estudantes universitários no Brasil [tese]. Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis; 2017. 380p. [Acesso 20 abril 2024]. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182882.

31. Sogari G, Velez-Argumedo C, Gómez MI, Mora C. College Students and Eating Habits: A Study Using An Ecological Model for Healthy Behavior. Nutrients [Internet]. 2018;10(12):1823. https://doi.org/10.3390/nu10121823.

32. Martins CA. A influência das habilidades culinárias dos pais na alimentação de crianças em idade escolar [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo; 2017. https://doi.org/10.11606/T.6.2017.tde-04092017-152620.

33. Menezes CSA de, Sacramento JT, Brandão MD, Broilo MC, Vinholes DB, Raimundo FV. Habilidades culinárias parentais e consumo infantil de alimentos in natura ou minimamente durante a pandemia Covid-19. DEMETRA AlimentNutr Saúde [Internet]. 2022;17:e63174-e63174. https://doi.org/10.12957/demetra.2022.63174.

34. Sampaio LR. Avaliação Nutricional. Salvador: EDUFBA; 2021. 158p.

35. Nutrição é Na Cozinha! [Internet]. Santa Catarina: SeTIC-UFSC; 2021 [Last accessed: 2/19/2024]. [Acesso 20 abril 2024]. Disponível em: https://nutricaoenacozinha.ufsc.br/questionario-brasileiro-de-habilidades-culinarias/

36. Jomori MM. Adaptação transcultural e validação de um instrumento de identificação das habilidades culinárias e alimentação saudável em estudantes ingressantes de uma universidade brasileira [tese]. Florianópolis: Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina; 2017. 343 p. [Acesso 20 abril 2024]. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/180919/351210.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Publicado

2025-04-01

Cómo citar

1.
Caruso Tangerino G, Teixeira Quinaud R, Silva Canella D, Ribeiro ME, Périco Perez PM, Mazzonetto AC. Avaliação das habilidades culinárias de estudantes ingressantes em uma universidade pública. DEMETRA [Internet]. 1 de abril de 2025 [citado 1 de mayo de 2025];20:e83833. Disponible en: https://www.e-publicacoes.uerj.br/demetra/article/view/83833

Número

Sección

ARTIGOS TEMÁTICOS “Dietética e promoção da alimentação adequada e saudável”

Artículos más leídos del mismo autor/a