O comer e as práticas alimentares de profissionais da educação superior na primeira onda da pandemia pela Covid-19: rearranjos e ressignificados

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2023.70213

Palabras clave:

Práticas alimentares. Covid-19. Comportamento alimentar. Comer emocional. Isolamento social. Saúde mental.

Resumen

Introdução: O período pandêmico provocou inúmeras alterações, sendo a alimentação um dos contextos afetados. Objetivo: Compreender os novos arranjos e significados das práticas alimentares vivenciados durante a primeira onda da pandemia pela Covid-19 por profissionais da educação superior. Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de caráter exploratório. Foram entrevistados, individualmente e de forma remota, dez profissionais do setor da educação superior de duas universidades federais do interior de Minas Gerais. As entrevistas foram analisadas por meio da Análise Temática de Bardin em conjunto com a Análise de Similitude via IRAMUTEQ. Resultados: As entrevistas permitiram a identificação de três eixos temáticos: (1) “Manejos da comida e do corpo: prazer, culpa e medo do ganho de peso”, explorando os embates que se intensificaram no que tange ao corpo e às escolhas alimentares; (2) “Re-arranjos sociais, comensalidade e práticas alimentares”; e (3) “O exercício do cozinhar no confinamento: polissemias, temporalidades e gênero”, discorrendo sobre o dinamismo da alimentação ao vivenciar alterações na composição domiciliar, rotina e obrigações de trabalho. Discussão: Foi possível identificar relações entre o distanciamento social, o confinamento domiciliar e as práticas alimentares individuais e coletivas. Em razão dos diferentes rearranjos sociais, estruturados pelos participantes para lidar com as restrições impostas pela pandemia, comportamentos dicotômicos emergiram, refletindo conflitos frente aos ajustes nas práticas alimentares. A relação nutriente-alimento (nutricionismo) esteve muito presente nas narrativas, influenciando pensamentos e comportamentos sobre o corpo e o bem-estar. Conclusão: Conclui-se que o contexto pandêmico gerou alterações em relação aos arranjos, representações e significados do comer e da alimentação.

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Biografía del autor/a

Brenda Ramos Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Nutrição; Universidade Federal de Uberlândia; Uberlândia - Minas Gerais, Brasil.

Fernanda Rodrigues de Oliveira Penaforte, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professor Adjunto, Doutorado, Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Uberaba - Minas Gerais, Brasil

Flávia Gonçalves Micali, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professor Adjunto, Doutorado, Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Uberaba - Minas Gerais, Brasil.

Marina Rodrigues Barbosa, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Adjunto, Doutorado; Universidade Federal de Uberlândia; Uberlândia - Minas Gerais, Brasil.

Citas

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Publicado

2023-08-31

Cómo citar

1.
Silva BR, Penaforte FR de O, Micali FG, Barbosa MR. O comer e as práticas alimentares de profissionais da educação superior na primeira onda da pandemia pela Covid-19: rearranjos e ressignificados. DEMETRA [Internet]. 31 de agosto de 2023 [citado 1 de mayo de 2025];18:e70213. Disponible en: https://www.e-publicacoes.uerj.br/demetra/article/view/70213

Número

Sección

Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva