Fast food, Black Friday e mídia social no Brasil: perspectivas em Saúde Pública
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2022.62988Palabras clave:
Fast food. Marketing. Comércio. Internet.Resumen
Introdução: Redes de fast food promovem alimentos não saudáveis nas mídias sociais e em campanhas publicitárias, como a Black Friday (BF). Essas estratégias são documentadas em publicações da área de comunicação e marketing, mas são pouco exploradas em saúde pública. No entanto, evidências apontam o impacto negativo do marketing de alimentos na saúde e nutrição dos indivíduos, por favorecer o consumo não alinhado a cultura local, comensalidade e sustentabilidade. Objetivo: Caracterizar promoções anunciadas pelo Burger King, empresa de destaque no comércio de fast food no Brasil, durante a BF em 2019 e avaliar a interação dos usuários com essas promoções no Facebook. Métodos: As promoções foram identificadas no site da empresa e os produtos descritos quanto ao preço e percentual de desconto durante a BF e fora dela. As postagens no Facebook foram descritas quanto ao número de interações, as quais foram relacionadas com preço e percentual de desconto durante a BF. Resultados: Foram identificadas 5 promoções durante a BF, majoritariamente, de sanduíches. No mínimo, 51% de desconto foi aplicado nos anúncios da BF, enquanto 25% foi o mínimo aplicado fora da campanha. No Facebook, 13 postagens anunciavam as promoções e somaram 283.432 curtidas, 226.874 comentários e 40.157 compartilhamentos. Essas interações foram maiores quanto menor o preço e quanto maior o percentual de desconto. Conclusão: A BF foi utilizada por uma rede de fast food para promover alimentos não saudáveis a preços baixos e resultou em amplo engajamento no Facebook, prática com potenciais repercussões negativas em saúde pública.
Descargas
Citas
Popkin BM, Reardon T. Obesity and the food system transformation in Latin America. Obes Rev. 2018;19(8):1028-1064. doi:10.1111/obr.12694
Looi ES, Backholer K, Cameron AJ, Grigsby-Duffy L, Orellana L, Sacks G. Price promotions offered by quick service restaurants in Australia: analysis from an obesity prevention perspective. Public Health Nutr. 2021;1-15. doi: 10.1017/S1368980021002688
Horta PM, Rodrigues FT, Dos Santos LC. Ultra-processed food product brands on Facebook pages: highly accessed by Brazilians through their marketing techniques. Public Health Nutr. 2018;21(8):1515-1519. doi: 10.1017/S1368980018000083
Vassallo AJ, Kelly B, Zhang L, Wang Z, Young S, Freeman B. Junk Food Marketing on Instagram: Content Analysis. JMIR Public Health Surveill. 2018;4(2):e54. doi:10.2196/publichealth.9594
Jaichuen N, Vongmongkol V, Suphanchaimat R, Sasiwatpaisit N, Tangcharoensathien V. Food Marketing in Facebook to Thai Children and Youth: An Assessment of the Efficacy of Thai Regulations. Int J Environ Res Public Health. 2019;16(7):1204. doi:10.3390/ijerph16071204
Vandevijvere S, Aitken C, Swinburn Boyd. Volume, nature and potential impact of advertisements on Facebook and YouTube by food brands popular in New Zealand. NZ Med J 2018;131(1473):14-24.
Bragg MA, Pageot YK, Amico A, Miller AN, Gasbarre A, Rummo PE et al. Fast food, beverage, and snack brands on social media in the United States: An examination of marketing techniques utilized in 2000 brand posts. Pediatr Obes. 2020;15(5):e12606. doi: 10.1111/ijpo.12606
Bennett R, Zorbas C, Huse O, Peeters A, Cameron AJ, Sacks G et al. Prevalence of healthy and unhealthy food and beverage price promotions and their potential influence on shopper purchasing behaviour: a systematic review of the literature. Obes Rev 2020;21(1):e12948, 2020. doi.org/10.1111/obr.12948
Thomas JB, Peters C. An exploratory investigation of Black Friday consumption rituals. Int. J. Retail Distrib. Manag., 2011. doi.org/10.1108/09590551111144905
Swilley E, Goldsmith RE. Black Friday and Cyber Monday: Understanding consumer intentions on two major shopping days. J. Retail. Consum. Serv. 2013;20(1):43-50, 2013. doi.org/10.1016/j.jretconser.2012.10.003
Simpson L, Taylor L, O'Rourke K, Shaw K. An analysis of consumer behavior on Black Friday. Am Int J Contemp Res, 2011.
Kantar Ibope Media 2019. Disponível em: https://www.kantaribopemedia.com/black-friday-completa-dez-anos-no-brasil-conheca-dez-fatos-sobre-a-data-e-o-comportamento-de-compra-online-no-brasil/. Acesso em: 30 de abril de 2021.
Burger King 2019. Disponível em: https://burgerking.riweb.com.br/listresultados.aspx?idCanal=BJOdwr7Mh2zM/7GDLBLQbQ==. Acesso em 21 de março de 2021.
Statista 2021a. Preferred fast-food restaurants among internet users in Brazil in 2019. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/1114385/fast-food-restaurants-brazil/. Acesso em 13 de agosto de 2021.
Statista 2021b. Number of Facebook users in Brazil from 2017 to 2025. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/244936/number-of-facebook-users-in-brazil/. Acesso em 13 de agosto de 2021.
Hawkes C. Sales promotions and food consumption. Nutr Rev 2009;67(6):333-342. doi.org/10.1111/j.1753-4887.2009.00206.x
Maia E, Passos C, Levy R, M AB, Mais L, Claro R. What to expect from the price of healthy and unhealthy foods over time? The case from Brazil. Public Health Nutr 2020;23(4):579-588. doi:10.1017/S1368980019003586
Monteiro CA, Cannon G, Lawrence M, Louzada MLC, Machado PP. Ultra-processed foods, diet quality, and health using the NOVA classification system. Rome: FAO, p. 48, 2019.
Malta DC, Duncan BB, Schmidt MI, Teixeira R, Ribeiro ALP, Felisbino-Mendes MS et al. Trends in mortality due to non-communicable diseases in the Brazilian adult population: national and subnational estimates and projections for 2030. Popul Health Metrics 2020,16. doi.org/10.1186/s12963-020-00216-1
Montgomery K, Chester J, Nixon L, Levy L, Dorfman L. Big Data and the transformation of food and beverage marketing: undermining efforts to reduce obesity?. Critic Public Health 2017;29(1):110-117. doi.org/10.1080/09581596.2017.1392483
Brasil 1990. Lei nº. 8.078, de 11 de setembro de 1990. Código de Defesa do Consumidor. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8078.htm.
Mialon M, SG Fabio. Public health and the ultra-processed food and drink products industry: corporate political activity of major transnationals in Latin America and the Caribbean. Public Health Nutr 2019;22(10):1898-1908. doi.org/10.1017/s1368980019000417
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE RESPONSABILIDAD
Título del manuscrito: ________________________________________________________
1. Declaración de responsabilidad
Certifico mi participación en el trabajo arriba titulado y hago pública mi responsabilidad por su contenido.
Certifico que el manuscrito representa un trabajo original y que ni éste ni ningún otro trabajo de mi autoría, en parte o en su totalidad, con contenido sustancialmente similar, fue publicado o fue enviado a otra revista, ya sea en el formato impreso o en el electrónico, excepto el descrito en el anexo.
En caso de aceptación de este texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaramos estar de acuerdo con la política de acceso público y derechos de autor adoptada por Demetra, que establece lo siguiente: (a) los autores conservan los derechos de autor y la concesión a la revista el derecho de la primera publicación, el trabajo se licencia simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Attribution, que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de autoría y la publicación inicial en esta revista; (b) los autores están autorizados a firmar contratos adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en un repositorio institucional o capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista; y (c) a los autores se les permite y alientan a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede conducir a cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado.
2. Conflicto de interesses
Declaro no tener conflicto de intereses con el presente artículo.
Fecha, firma y dirección completa de todos los autores.