Década de Ação em Nutrição: reflexões sobre a conjuntura brasileira

Autores/as

  • Dixis Figueroa Pedraza
  • Anahi Lins
  • Eduarda Santos
  • Maria Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2020.43167

Palabras clave:

Nutrição em Saúde Pública. Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação. Desenvolvimento Sustentável. Política Pública.

Resumen

Objetivo: Fazer uma reflexão sobre a conjuntura brasileira relacionada à Década de Ação em Nutrição. Métodos: Ensaio desenvolvido por meio de pesquisa teórica de base bibliográfica. Resultados: A Agenda 2030 surgiu como alternativa para discutir maneiras de melhorar o quadro de necessidades humanas e as condições do meio ambiente de maneira sustentável. A nutrição tem papel de destaque nesse sentido, sendo ao menos 12 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao estado nutricional. Nesse contexto, a Década de Ação em Nutrição está permeada em seis dos 17 ODS e focada no segundo que visa acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e nutricional, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável. Como signatário da Década de Ação em Nutrição, o Brasil declarou, por meio de seis pilares, seu acordo internacional com a melhoria da qualidade da alimentação da sua população e com a promoção de um sistema alimentar sustentável. Este ensaio destaca os pilares segundo e terceiro, que enfocam a importância da cobertura universal de ações em nutrição nos sistemas de saúde e da proteção social. Realiza-se uma reflexão acerca da incorporação das ações de nutrição no sistema de saúde brasileiro e da relevância do Programa Bolsa Família na proteção social de grupos vulneráveis no país. Conclusão: Verifica-se como desafios a atuação do nutricionista, o trabalho interdisciplinar e a capacitação dos profissionais de saúde na implantação das ações de alimentação e nutrição nos serviços de saúde. Destaca-se a necessidade de mudanças estruturais no Programa Bolsa Família.

 

Biografía del autor/a

Dixis Figueroa Pedraza

Bacharel em Alimentos pela Universidad de La Habana (1995), Mestrado em Nutrição em Saúde Pública pelo Instituto Superior de Ciencias Médicas de La Habana (2000) e Doutorado em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Atualmente é professor doutor da Universidade Estadual da Paraíba. Nessa instituição é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. É membro do corpo editorial da Revista Brasileira em Promoção da Saúde (1806-1222). Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Análise Nutricional de População, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança alimentar e nutricional, crescimento e estado nutricional de micronutrientes, análise nutricional de crianças pré-escolares, análise nutricional de populações em iniquidade social, avaliação das ações de alimentação e nutrição no contexto da Estratégia Saúde da Família.

Publicado

2020-07-01

Cómo citar

Pedraza, D. F., Lins, A., Santos, E., & Oliveira, M. (2020). Década de Ação em Nutrição: reflexões sobre a conjuntura brasileira. DEMETRA: Alimentación, Nutrición & Salud, 15, e43167. https://doi.org/10.12957/demetra.2020.43167

Número

Sección

Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva